25 de setembro de 2009

XI Forum da Juventude reúne 500 jovens para debater cultura de paz

Sex, 25 de Setembro de 2009 08:35
 
Recife - Adital - Cerca de 500 jovens, moradores de 16 comunidades da Região Metropolitana de Recife (PE), vão se reunir no próximo dia 26, para debater propostas de políticas públicas e refletir sobre seus papeis como agentes modificadores da realidade social, durante o XI Fórum da Juventude.
Coordenado pela Ong Casa de Passagem, em parceria com a Coordenadoria Ecumênica de Serviços (Cese), Governo de Pernambuco e a Faculdade Maurício de Nassau, o encontro será realizado na faculdade Maurício de Nassau, no bloco B. O Forum é aberto a todos os interessados e acontecerá das 8h às 17h.

O tema "Juventude construindo uma cultura de paz", foi escolhido pelos próprios adolescentes atendidos pela Casa de Passagem, e reflete uma justificada preocupação com questões sociais como segurança pública e violações de direitos, além de buscar fortalecer a ideia de protagonismo juvenil.

Segundo Eleonora Pereira, articuladora política da Casa de Passagem, o Fórum "é um evento organizado por jovens, e para jovens. Tudo no evento foi feito pelos adolescentes, desde a articulação com a imprensa, passando pelas questões políticas, até a infra-estrutura e decoração do ambiente".

A articuladora ressalta a importância de promover um desenvolvimento do senso político nos jovens. "Eles vão ter oportunidade de conversar com especialistas em educação, segurança e direitos humanos, e apresentar suas propostas e considerações", destaca Eleonora.

O Fórum da Juventude faz parte do calendário oficial da Casa de Passagem há onze anos, e desde a sua primeira edição, procura, com o apoio de universidades, órgãos públicos, entidades civis, conselhos de direitos e do comércio local, mobilizar adolescentes e incentivar uma participação massiva dessa faixa etária nos debates políticos da cidade.

Após o dia 26, uma audiência pública será marcada na Assembléia Legislativa da cidade, para que os jovens debatedores possam apresentar oficialmente as propostas deliberadas durante o Fórum. Isso também ocorreu nas duas edições anteriores, quando foram apresentadas proposições sobre a não redução da maioridade penal no Estatuto da Criança e sobre os direitos humanos e ambientais.

Até alguns dias antes do Fórum, uma série de oficinas e mini-fóruns aconteceu em oito comunidades da região metropolitana de Recife, funcionando como uma prévia ao evento do dia 26. A coordenação do evento destacou que uma grande campanha popular, que vai versar sobre as altas taxas de mortes violentas na juventude, está sendo organizada para dezembro.

Casa de Passagem

A Casa de Passagem atua desde o fim dos anos 80, fazendo intervenções sociais e profissionalizando crianças e jovens de comunidades de baixa renda em situação de vulnerabilidade. Criada por Ana Vasconcelos, Nilvana Castelli e Cristina Mendonça, a Ong recebeu esse nome após uma das garotas atendidas comparar a rua em que vivia a uma "passagem para o inferno". As fundadoras se comprometeram, então, a criar um centro que funcionasse como uma "passagem para o céu".

Como uma instituição feminista, os projetos eram voltados inicialmente ao público feminino, mas, após apelos das comunidades envolvidas, a Casa de Passagem ampliou seus projetos e passou a oferecer atividades também para o público masculino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho