29 de setembro de 2009

Mestre Tabosa! - Lançamento do Livro "O Filho de Xangô", quarta-feira, dia 30/09

Será realizado no Terraço Shopping (Octogonal Sul), na "Praça das Palmeiras" (térreo), dia 30/09/09 a partir das 20h.
Patrocinado pelo FAC da Secretaria de Cultura do GDF, Restaurante Carpe Diem, Primeira Impressão,
Parceria do Terraço Shopping e Promovido pela Bambu Criações e Promoções de Eventos.

 

Atenciosamente,

Maira Taboza de Moraes

bambu11@uol.com.br

 

 Caso não queira receber nossa agenda cultural e recomendações,
envie um e-mail solicitando a remoção de seu nome do nosso mail list.

A Bambu agradece! 

 

Saiba um pouco sobre o Mestre Tabosa

 

Tomando como ponto de partida O Projeto "Capoeira Viva" e a determinação da capoeira como Patrimônio Cultural, elaboramos o Catálogo "O Filho de Xangô",
uma narrativa do pioneiro mestre de capoeira, Mestre Tabosa, lenda viva de Brasília, que dedicou a sua vida ao esporte e mais especificamente à capoeira.
Nesta vivência absorveu experiências e mergulhou na cultura africana, rica em ritmo e magia, onde a religiosidade e o movimento harmônico estão sempre presentes.

 

Mestre Tabosa está entre os 50 primeiros mestres selecionados para constar no Acervo do Museu da República, local escolhido para sediar o projeto "Capoeira Viva",
que tem a  finalidade  de  valorizar e promover a capoeira como bem cultural brasileiro.

 

Graças à seleção do FAC - Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do GDF, foi possível realizar o Projeto "O Filho de Xangô", com o objetivo de
auxiliar a pesquisa e ensinar que capoeira é um esporte, um jogo, uma arte de defesa. Mestre Tabosa quer atingir crianças do ensino fundamental e
 todos os leitores que tenham interesse em conhecer a origem desta arte.

 

Hélio Tabosa de Moraes, advogado, mais conhecido como Mestre Tabosa, iniciou sua vida profissional como bancário, mas abandonou para ser autônomo,
seguindo sua profissão de talento e coração, a educação.

 

Estudou várias artes marciais como judô, sumô e esgrima . Formou os melhores mestres de capoeira e os melhores professores de ginástica de Brasília.
Sua trajetória abrangeu também a ginástica estética que ele chama de "ginástica localizada brasileira" um diferencial na área esportiva,
notoriamente conhecida em Brasília.

 

Um atleta nato, que venceu muitas competições pelo Distrito Federal, que lutou contra a brutalidade entre gangs nos anos 1992 e 1993 em Brasília, pois sua
 conduta sempre foi em prol da defesa sem agressão, do controle emocional e psicológico, para vencer a si mesmo e não ao adversário.

 

Em 1964 ingressou na capoeira.

Em 1965 implantou a capoeira na UnB. Em 1967, 1968 e 1969 recebeu, junto com o Grupo Senzala - RJ, o Berimbau de Ouro, a maior honraria de um mestre de capoeira.


Em 1974 inaugurou a sua academia de capoeira; participou como técnico no "Campeonato Brasileiro" realizado em São Paulo.


Em 1978 apresentou aula sobre a capoeira na Escola Aliança Francesa.

Em 1981 recebeu a faixa preta do 1º DAN, de judô.

Em 1983 completou em 10º lugar o "I Triátlon" no Rio de Janeiro; participou da "Meia-Maratona" Bradesco/Correio Braziliense/GDF-DF-DEFER e mais duas "Maratonas" no Rio de Janeiro.

Em 1984 participou do curso do "Ginástica Estética de Academia" do Governo do Distrito Federal, Departamento de Educação Física, Esportes e Recreação.

Em 1987 participou do "Short Triátlon Brasiliense". A partir de 1988, coordenou várias edições dos JEB (Jogos Escolares Brasileiros) na área da capoeira.

Em 1990 coordenou o 1º Projeto "Jogos Abertos de Brasília de Capoeira". Atuou como técnico dos primeiros campeonatos da Confederação Brasileira e proferiu palestras sobre a capoeira; aplicou vivência de capoeira na Fundação Cidade da Paz; participou do "Encontro Mundial do Meio Ambiente e os 500 Anos do Descobrimento da América".

 Em 1991 foi jurado no "II Jogos Abertos" do DF; formou a 1ª Mestre de Capoeira mulher.

Em 1992 participou de diversos simpósios de capoeira; colaborou nas "Diretrizes da Capoeira no Brasil"; representou o Brasil no "Encontro Mundial de Artes Marciais"
na Alemanha; foi palestrante do "GEISPORT"; apresentou, de sua autoria, o regulamento que regeu os JEB de capoeira, "Roda de Capoeira Competitiva";
proferiu palestra para professores do "Programa Escola Comunidade de Ginástica nas Quadras";  manifestou-se pelo resgate da capoeira.

Em 1993 declarou-se contra o clímax da brutalidade entre gangues de Brasília; participou da "Jornada Contra  a Violência",
convidado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal; apresentou uma aula sobre a capoeira na "Faculdade de Artes Dulcina de Moraes".

Em 1997 recebeu, da "Federação de Capoeira do Distrito Federal", o diploma de honra ao mérito de "Pioneiro na Divulgação da Capoeira no  Distrito Federal".

 

Tabosa também surpreende a todos com sua voz potente e canções de sua autoria. Cresceu em um ambiente musical,
sofrendo influências de seu pai Herald Tabb, músico e sua mãe Rejane Flávia Taboza, aluna de canto do conservatório de música de Belém do Pará.

Em 1996 participou da gravação do CD "Tantas Canções" de Muriel Tabb e Paulo André Tavares;


em 1997 participou do filme "O sonho não acabou" com Lucélia Santos e contracenou com Miguel Falabela e
do filme "No Coração dos Deuses" da Aquarela Produções Culturais - um filme de Geraldo Moraes - roteiro longa-metragem
sobre a saga dos Bandeirantes. Participou do 114º Aniversário do Sonho-Visão de Dom Bosco com a peça "Brasília Paralelo 15";

em 2002, Tabosa gravou canções de sua autoria no CD da cantora Muriel Tabb, intitulado "Olhos d´água".
Hélio Tabosa dividiu o palco com Muriel Tabb e Tico de Moraes, mais de uma vez, na Sala Cássia Eller - FUNARTE,
nas salas Villa Lobos e Martins Penna, do Teatro Nacional, na Biblioteca Demonstrativa de Brasília e na  Livraria Cultura.



 

 

Apoio na divulgação: Naná Maris

Seu endereço de e-mail faz parte de um mailing cultural, caso não queira participar

envie um email com o ASSUNTO: REMOVA-ME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho