1 de setembro de 2009

Seminário Cultura e Protagonismo Social na América Latina

(28/08/2009 - 13:21)

Por Michelle Macedo - Estagiária/Asscom/FCP/MinC

 

Será realizado nos dias 3 e 4 de setembro, o Seminário Cultura e Protagonismo Social na América Latina. O evento reúne especialistas e protagonistas sociais de diversos países da região para debater propostas conjuntas sobre a legislação cultural no âmbito do Mercosul. A intenção é criar uma legislação regional que possa definir políticas culturais articuladas entre os países da América do Sul.

 

Os participantes discutirão nesse evento temas como: diálogo intercultural, integração regional, oportunidades para um desenvolvimento sustentável, cidadania e direitos culturais, fortalecimento institucional e das dinâmicas da cultura e a possibilidade de implantação de um projeto piloto de "Pontos de Cultura" na região do Cone Sul. No final do seminário o objetivo é apresentar os resultados e uma proposta de projeto de lei a ser encaminhado para o Parlamento do Mercosul e Parlamentos Nacionais da América do Sul.

 

O seminário será aberto ao público. Para fazer a inscrição, os interessados devem enviar um e-mail para oficinascena2009@gmail.com, no assunto devem colocar a palavra "seminário" e no corpo do texto  seus dados pessoais (nome, entidade, telefone, e-mail). O seminário será no Auditório II, do Museu Nacional da República, Brasília (DF).

 

Veja a programação:

 

 - 03 de setembro

 

8h30 às 9h20
Mesa de Abertura: Iara Pietricovsky (INESC), Guilherme Reis (Cena Contemporânea), Parlamentar Marisa Serrano (Parlasul), Alfredo Manevy (secretário executivo do Ministério da Cultura)

 

9h20 às 9h50
Mudanças Climáticas em Foco: Pré-estréia do filme Sinais da Natureza.

 

10h às 11h30
Mesa 1 - Marco Conceitual: Cultura na reorganização do espaço político e público
Moderador: Atila Roque, Gilberto Gil (cantor e ex-ministro da Cultura), Parlamentar Mabel Muller (Parlasul), Wal Mayans (Projeto Tierra sin Mal - Hara Teatro), Hamilton Faria (Instituto Polis).

 

Debate - 11h30 às 12h30

 

14h às 16h30
Mesa 2 - Políticas Públicas: Novas formas de relação entre Estado, sociedade e as políticas públicas para a Cultura.
Moderador: Carlos Hugo Molina (CEPAD), Inés Sanguinetti (Crear vale la pena), Parlamentar Dr. Rosinha (Parlasul), Karen Acioly (autora, gestora, diretora artística do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens)

 

Debate - 16h30 às 18h

 

18h - Arte em Foco: Chico Simões apresenta o palhaço, Mateus da Lelé Bicuda.

 

 

 - 04 de setembro

 

9h às 9h10
Mudanças Climáticas em Foco: Grupo de Teatro "Scrachados".

 

9h20 às 11h30
Mesa 3 - Proposta: Pontos de Cultura para o outro lado da Fronteira.
Moderador: Dan Baron (IDEA), Célio Turino (Secretário da Cidadania Cultural - Ministério da Cultura), Parlamentar Mirtha Palácios (Parlasul), Eduardo Balán (El Culebrón Timbal), Representantes dos Pontos de Cultura.

 

Debate - 11h30h às 12h30

 

14h às 16h30
Mesa de Encerramento - Síntese do Seminário e proposta de lei sobre política cultural para a Região.

Moderador: Edélcio Vigna, Iara Pietricovsky (INESC), João Bosco Bezerra Bonfim (Consultor Legislativo do Senado Federal), Elisa Ribeiro (Consultora sobre Integração Regional), Parlamentar do Mercosul.

 

18h - Arte em Foco: Ankomárcio e os Irmãos Saúde: O circo teatro Artetude

 

Para mais informações:

 

(61) 3325 - 5220

(61) 3325 - 6410

 

Fonte: www.palmares.gov.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho