1 de setembro de 2009

Ronda da Caridade, da LBV: 47 anos em prol da cidadania ecumênica

Marta Trigueiro

01/09/2009


São Paulo/SP — Um dos mais tradicionais programas socioeducacionais da Legião da Boa Vontade completa, em 1º de setembro, 47 anos de atuação em prol da cidadania e da Solidariedade Ecumênica: a Ronda da Caridade. Tudo começou no fim da década de 1940, quando o fundador da Legião da Boa Vontade, Alziro Zarur (1914-1979), dentro da Campanha Permanente contra a pobreza e a exclusão social, iniciou a distribuição da "Sopa dos Pobres" — também conhecida como "Sopa do Zarur" — para que o socorro imediato fosse oferecido a milhões de pessoas de baixa renda. José de Paiva Netto, diretor-presidente da LBV, participou desse pioneiro acontecimento. Desde então, tornou-se uma atividade permanente contra a miséria e a exclusão social.

Clique aqui e veja a Galeria de Fotos

Os registros da Instituição mostram que esse trabalho esteve presente na vida de muitas pessoas, inclusive de expressão no País, conforme seus próprios relatos. Além de proporcionar o amparo emergencial, a iniciativa teve sempre a preocupação de ensinar o cidadão a desenvolver suas habilidades, a fim de obter seu próprio sustento.

Com o passar do tempo, o diretor-presidente da LBV aprimorou a Ronda da Caridade e adequou-a aos parâmetros da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), permitindo que o programa tornasse uma importante ferramenta de inclusão social e familiar. Hoje, as ações realizadas com as famílias visam à aquisição do conhecimento de seus deveres e direitos, à percepção de oportunidades e ao aperfeiçoamento das práticas comunitárias, com vista a melhorar a qualidade de vida coletiva por meio de palestras educativas, de entrega de refeições e/ou alimentos crus e de oficinas de incentivo à busca de novos saberes, de forma que as pessoas atendidas possam exercer efetivamente a cidadania plena. São empreendidas, também, atividades lúdicas que estimulam as boas atitudes e o relacionamento dentro do grupo, sem esquecer a prece no lar, que traz o conforto espiritual, tão necessário nos momentos difíceis.

Multiplicando ações

A importância da Ronda da Caridade pode ser comprovada por meio da abrangência de sua lide humanitária, constituindo o alicerce de todas as atividades socioeducacionais realizadas pela LBV. Além disso, ela originou, pela força da Solidariedade, a criação, em todo o Brasil, de escolas de Educação Básica; Lares para crianças, adolescentes e idosos; Centros Comunitários e Educacionais; e campanhas de conscientização e mobilização social.

Comemoração
Em todo o País, a LBV está preparando uma programação especial para celebrar o aniversário da Ronda da Caridade com várias ações em prol das comunidades. Em São Paulo/SP, para participar, basta dirigir-se ao Centro Comunitário e Educacional Dr. Osmar Carvalho e Silva que fica na Avenida Rudge, 908 — Bom Retiro. Informações pelo tel.: (11) 3225-4530.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho