4 de setembro de 2009

[FOAFRO] Grande Conferência Livre da Cultura Negra do DF

Povo preto e lindo,

Tenho dialogado e participado exaustivamente de várias discussões em torno da cultura. Em todos espaços observo que nossas manifestações são silenciadas, enfim, vocês conhecem o histórico muito bem e não vou me alongar elencando agora as poucas e boas que temos enfrentado e vivido nesse sentido, quero apresentar uma proposta para vocês muito séria,uma proposta de articulação óbvia, mas de resistência, sobrevivência,penso eu.

Em março de 2010 vai acontecer em Brasília a II Conferência Nacional de Cultura e o processo da Conferência Distrital está a todo vapor. O motivo do meu e-mail é que nesse momento estou na comissão de organização da conferência distrital e muito me angustia as demandas da cultura negra dificilmente serem ouvidas, contempladas então nem se fala. Sei que isso tem sido regra histórica, mas esse governo DF está superando todas os limites. Precisamos nos articular e participar ativamente dessa construção. Outro dia ouvi em reunião que não temos representatividade. Seria cômico se não fôssemos maioria esmagadora nessa cidade e que vivemos na informalidade dentro da cadeia produtiva da cultura. Tenho feito um diálogo legal nesse sentido dentro da comissão e conseguimos incluir um eixo temático no DF que não está entre os eixos nacionais:

VI – Cultura e diversidade: racial, de gênero, orientação sexual e religiosa.

Muito superficial, mas pelo menos garante que falemos sobre e encaminhemos propostas aprofundando os temas.

Todos os dias fico pensando em quantas/os artistas excelentes temos e que são invizibilizados, não remunerados, fazendo cultura e até política pública do próprio bolso.

Bom, a minha idéia, que venho trazer pra vocês, é até óbvia. Organizarmos uma grande conferência livre, discutindo e encaminhando propostas para a cultura negra. Por exemplo, na minha opinião precisamos uma cadeira no FAC (Fundo de Arte e Cultura), cotas para artistas negr@s etc. Estou fazendo um levantamento de quantas negras e negros são contemplados no edital, quantas manifestações negras e quem apresenta...

Pois bem, consulto aqui vocês para ver o que acham e se topam fazermos essa conferência no mês de setembro ainda, pois a conferência distrital será em outubro. Para conferir tudo acessem www.conferenciadistritaldf.ning.com

Uma grande conferência envolvendo hip hop, o foafro, enegreser, cojira, mnu, fórum de mulheres negras, cufa, cotistas e a pretitude que quiser colar no movimento. Falei hoje com o Nelson Inocêncio que ficou à disposição de fazer interlocução com a Unb no sentido de realizarmos a conferência na CAL. Propostas de datas? Conversei com alguns amigos do software livre e podemos transmitir ao vivo, fazer um momento histórico de nós todos, da nossa movimentação que pode e deve reverberar.

Vamos fazer uma reunião para conversar mais? Imaginem, a negrada toda no Brasilzão todo fazendo conferências livres sobre a cultura negra...que força! Nós temos e provamos isso com as últimas mobilizações que fizemos nesse ano em todas as áreas.

Se não for querer abraçar o mundo, podemos fazer nessa ocasião as demandas a serem encaminhadas para a conferência de comunicação também, assim aproveitamos a mobilização e lincamos as coisas, essencial no meu entendimento... Mas como sou sagitariana com dificuldade em foco talvez esteja equivocada nessa junção hahahaha

To na disposição minha gente. Bora, bora?

Meus contatos: 61-8571 45361-78 142907

Se liguem que tão rolando conferências inter-regionais nas nossas quebradas e que elegem delegadas/delegados. O cronograma tá no site que coloquei acima. Temos que ficar de olho e participar, se vacilar o jacaré abraça!

Jaque
--
Jaqueline Fernandes
Griô Produções
valores que agregam produção
www.grio.art.br


Griô Produções
valores que agregam produção
www.grio.art.br


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho