21 de setembro de 2009

21 DE SETEMBRO - DIA INTERNACIONAL DA PAZ


INICIATIVA DAS RELIGIÕES UNIDAS – URI BRASÍLIA

 

Brasília,   21  de Setembro  de 2009.

 

Circular   89/2009

 

Caros Irmãos e Irmãs,

O   Dia Internacional da Paz é celebrado em 21 de Setembro, e foi declarado pelas  Nações Unidas -  ONU, em 30 de novembro de 1981,  tendo se tornado uma data expressiva para lembrarmos a necessidade de construção da paz, em todos os níveis.

A  Iniciativa das Reigiões Unidas – URI, organismo que se originou  a partir de esforços advindos após a realização de um grande  ato inter religioso realizado em São Francisco, Califórnia (EUA), ato este comemorativo aos cinquenta anos da ONU, vem adotando esta data como sendo um marco global, que através de seus Círculos de Cooperação espalhados pelo mundo, vem sendo lembrado através da relaização de eventos os mais diversos, atividades estas que  se reforçam e justificam ainda mais a partir das palavras do ex sexretário geral da ONU, Kofi Annan, que quando da comemoração da data em 2006, afirmou:  " Há vinte e cinco anos, a Assembleia Geral proclamou o Dia Internacional da Paz como um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. Desde então a ONU tem celebrado este dia, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz. "

Assim, na esteira  destas comemorações, destacamos dois eventos que ocorrerão em São Paulo, neste dia 21,  quais sejam, a "Celebração do Dia Internacional de Paz pela ONU" no Marco do Paz, entre 11:00 e 1300 horas, no pátio do Colégio São Paulo, com um momento de silêncio pela Paz, para o qual estão convidados diversas lideranças religiosas, tendo como representante da  URI (SP), o Xamã Cyro Leão, e  a  "Celebração do Dia Internacional de Paz", na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a partir das 19:00 horas, no Plenário Teotônio Vilela, promovida pelo CONPAZ – Conselho da Paz, organismo que integra a participação de diversas lideranças religiosas dos diversos segmentos.

Agradecemos ao Reverendo Elias Andrade (Conselheiro Global da URI) pelo envio das informações as quais repassamos a todos.

Em  Brasília, em anos anteriores, já foram realizados eventos expressivos neste dia, como o lançamento do Fórum Espiritual Mundial, atos inter religiosos e seminários, entre outros, atividades estas  organizadas e apoiadas não só pela URI Brasília, mas também pela União Planetária e a Unipaz, organismos  promotores do Fórum Espiritual, além de um grande número de entidades locais.

Portanto, reconhecemos e valorizamos todas as ações em prol da construção da Paz que estão sendo realizadas não só neste dia 21 de setembro, mas diuturnamente  por uma gama imensa de entidades, organizações e pessoas que de forma anônima, pelo mundo afora demonstram com sacrifício próprio o real compromisso com a Paz, que não pode se manifestar ou se instituir plenamente  sem que haja  a justiça social, o acesso ao trabalho, o acesso a comida, à água, à moradia, à terra, à saúde e a tantos outros direitos humanos ainda não implementados.

Esta data renova em todos nós a esperança de que nossa própria "humanidade" possa aflorar cada vez mais,  buscando reverter o difícil quadro que vivenciamos.

 

Atenciosamente,

 

Elianildo Nascimento

URI BRASÍLIA

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho