26 de agosto de 2009

Temer quer votar hoje o Estatuto da Igreja Católica

Tempo real - 26/08/2009  17h31
 
O presidente da Câmara, Michel Temer, disse que pretende colocar em votação nesta quarta-feira caso haja tempo, em sessão extraordinária, o acordo entre o Brasil e o Vaticano relativo ao Estatuto da Igreja Católica no País (Mensagem 134/09, do Executivo).

O Plenário reabriu as votações depois de uma reunião dos ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, com líderes da base aliada ao Executivo. Segundo o líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), o governo deverá divulgar até sexta-feira um cronograma de liberação de recursos para garantir, de setembro a dezembro, o cumprimento de emendas de parlamentares ao Orçamento da União.

Henrique Eduardo Alves informou que os parlamentares querem a liberação integral das emendas, num valor total de R$ 6 bilhões. Ele disse que o dinheiro será aplicado pelos municípios em áreas como saúde, segurança, lazer e construção de creches.

Reação
O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), criticou as negociações da base aliada com Paulo Bernardo. Segundo ele, essa iniciativa depõe contra o Congresso, "porque não se sabe o que será dado em troca da liberação dos recursos."

Caiado defendeu a adoção do orçamento impositivo (com o cumprimento obrigatório das emendas) e condenou o que chamou de "greve branca" promovida pela base governista, que havia interrompido as votações do Plenário até a promessa do Executivo de liberar as emendas parlamentares.

Leia mais:
Plenário abre Ordem do Dia com MP do fundo para pequenas empresas
Plenário pode votar fundo garantidor de micro e pequenas empresas

Reportagem - Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição - João Pitella Junior


(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara')

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho