19 de julho de 2009

PNUD organiza seminário para discutir temas sugeridos na Campanha Brasil Ponto a Ponto O que desejam os brasileiros?

Mais de 500 mil pessoas que participaram da Campanha Brasil Ponto a Ponto, promovida pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e um conjunto de 25 parceiros, responderam que desejam uma sociedade onde se possa educar para melhores valores de vida e onde as pessoas não sejam tão violentas.
Para entender melhor os temas escolhidos nessa consulta, o PNUD está organizando um seminário nos dias 24 e 25 de agosto e convida organizações para contar a experiência prática da sua instituição nesses temas.

Workshop sobre Valores de Vida e Desenvolvimento Humano
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está elaborando o próximo Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional. O relatório busca identificar os desafios ao desenvolvimento humano no país e discutir alternativas para o trabalho rumo à superação desses desafios.

Como parte da preparação desse Relatório, o PNUD, junto com seus parceiros, promoveu a Campanha Brasil Ponto a Ponto. A campanha teve por objetivo definir o tema do RDH. Mais de meio milhão de pessoas em todo o Brasil participaram e escolheram o tema ‘Valores’, com ênfase nas questões ‘educação’ e ‘violência’.

Os participantes da campanha Brasil Ponto a Ponto, quando falaram de “valores”, indicaram uma preocupação com as crenças e atitudes que atrapalham a convivência entre as pessoas na sociedade. O tema educação foi mencionado como algo mais amplo do que a educação nas escolas, o que inclui, por exemplo, uma educação sobre direitos e deveres ou para melhorar a relação entre as pessoas. Por fim, o tema violência apontou principalmente uma preocupação com a violência entre as pessoas, presente no dia-a-dia dos brasileiros. Falou-se muito sobre violência nas escolas, violência doméstica e violência como forma de resolução de problemas.

Para aprofundar a discussão dessas questões o PNUD está organizando nos dias 24 e 25 de agosto de 2009 um Workshop em Brasília. Este workshop abordará uma discussão teórica sobre o tema dos “valores” e sua relação com as áreas da educação e violência. Também buscará identificar e discutir projetos e iniciativas que trabalhem esses temas na prática.

O evento é direcionado a organizações (públicas ou da sociedade civil) que desenvolvam projetos ou iniciativas na área de promoção e formação de valores. Especial atenção será dada às práticas que abordem a questão dos valores com os temas de educação e/ou violência.

Durante o seminário, serão discutidas questões como:

É possível alguma prática mudar os valores, as crenças ou as formas de agir das pessoas?
Como trabalhar valores de modo local / comunitário?
O trabalho com valores pode mudar a educação e/ou a violência no Brasil?
Como trabalhar com valores para melhorar a questão da violência entre as pessoas?
Como trabalhar a relação entre valores e educação?
Para participar, envie um breve relato (máximo de 2 páginas) da prática desenvolvida pela sua organização, seguindo o formato abaixo.

1. Dados da experiência
a) Nome da experiência
b) Local de desenvolvimento da experiência
c) Instituição responsável
d) Contato (nome do responsável, endereço, telefone e e-mail
e) Tempo de funcionamento da experiência
2. Descrição da experiência
a) Objetivos
b) Público Alvo
c) Descrição da situação que motivou a realização desta experiência
d) Relação da experiência com o tema dos “valores” (se houver, destacar relação também com os temas de “educação” e/ou “violência”)
e) Principais atividades realizadas
f) Resultados alcançados
g) Outras informações (Descreva aqui outras informações que julga importante e que não foram colocadas nos itens anteriores)

Se desejar, pode ser enviado junto com o formulário material completar sobre a experiência da sua organização, como vídeos, cartilhas, fotos, etc.

O prazo para o envio das propostas é 31 de julho de 2009. Os melhores relatos serão convidados para apresentar suas experiências no workshop. Todas as despesas de viagem (passagens e estadia) para Brasília serão cobertas pelo PNUD. As melhores apresentações poderão servir de referência para a elaboração do Relatório de Desenvolvimento Humano.

Participe! Ajude o PNUD a produzir um Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) que possa tratar de nossos valores, nossas atitudes, nossas contradições de uma maneira positiva, que valorize as boas práticas e aponte soluções para uma sociedade mais justa.

Para quaisquer questões ou dúvidas por favor escrevam para Flavio Comim (flavio.comim@undp.org.br) ou Moema Freire (moema.freire@undp.org.br )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho