27 de maio de 2009

Campanha de Apoio e Solidariedade ao Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe

21/05/2009 - 16:55

O povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, com o apoio do Cimi, iniciou uma campanha em favor da garantia de suas terras. É pretensão desta campanha, esclarecer a opinião pública sobre os direitos dos Pataxó Hã-Hã-Hãe e os problemas enfrentados por estes, de modo que todos possam compreender e apoiar a luta deste povo.

 

Após 26 anos de espera, o Supremo Tribunal Federal, iniciou o julgamento da Ação Civil no dia 24 de outubro de 2008. O ministro relator do processo, Eros Grau, reconheceu o direito dos indígenas à terra reivindicada por eles e considerou nulos os títulos de propriedade dos ocupantes não-indígenas destas terras, pedindo a retirada dos fazendeiros da área. Após o voto do relator, o ministro Carlos Alberto Menezes Direito pediu vistas do processo, adiando a conclusão do julgamento.

 

Acreditamos que a continuidade do julgamento desta Ação garantirá o direito constitucional deste povo de viver em sua terra, que já foi legalmente demarcada há tantas décadas, pondo assim um fim na lamentável trajetória de violência e brutalidade contra os Pataxó Hã-Hã-Hãe.

 

Você pode participar desta campanha, solicitando ao STF que retome o julgamento.

 

Assine o abaixo-assinado (PeticionOnline),

pela Garantia das Terras do Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe: http://www.PetitionOnline.com/hahahae/petition.html

 

Saiba mais sobre a campanha:

http://www.cimi.org.br/pub/publicacoes/1242934778_FolderPHHH.pdf

 

Assista a um pequeno vídeo sobre a luta do Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe:

http://www.youtube.com/watch?v=TpMvYi1EylI

 

fonte:  Cimi - Regional Leste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho