15 de março de 2009

Fórum Permanente de Extensão Universitária UNICAMP tema “Preservação de um Brasil Plural: em defesa da diversidade cultural, étnica e religiosa"

INICIATIVA DAS RELIGIÕES UNIDAS – URI BRASÍLIA
Brasília, 12 de Março de 2009.
Circular 28/2009

Caros Irmãos e Irmãs,
Nossa grande irmã Salete Aquino, Coordenadora do Círculo de Cooperação da URI em Campínas (SP), nos enviou informe que encaminho a todos, sobre a realização naquela cidade, do “Fórum Permanente de Extensão Universitária”, que terá como tema “Preservação de um Brasil Plural: em defesa da diversidade cultural, étnica e religiosa, evento que se realizará no dia 08 de abril próximo, no Centro de Convenções da Unicamp.
O fórum que discutirá temas como “Direitos Humanos e Políticas Públicas”, “Políticas Públicas & Academia com base nos Direitos Humanos”, "Diversidade Religiosa no Brasil Laico", entre outros importantes temas, contará com as participações de membros da URI e apoiadores, entre os quais, o Ph.D Mohamed Habib (Pró-Reitor de Extensão – Unicamp) e Dra. Maria Consolación Udry, de Brasília, grande colaboradora do 3º Fórum Espiritual e da Unipaz.
Ressaltamos a importância de no segmento acadêmico, também podermos identificar um grande interesse pelos temas dos direitos humanos e a diversidade religiosa, reforçando assim todo um trabalho que se desenvolve em várias esferas na busca do reconhecimento e difusão destes direitos.
Agradecemos à URI Campinas pelas informações e pela contribuição com a divulgação e apoio a este evento, aproveitando o ensejo para reconhecer o grande trabalho desenvolvido pelas irmãs Salete e pela Ratclif no Círculo de Cooperação.
Abaixo seguem um release e programação do evento
Atenciosamente,

URI BRASÍLIA

SOBRE O EVENTO
A beleza brasileira não se restringe apenas as suas florestas, mares e sítios turísticos. O Brasil é essencialmente bonito pela sua pluralidade étnica, cultural e religiosa, que se manifesta em total harmonia e solidariedade. No entanto, em momentos de crises e dificuldades, a pluralidade pode sofrer impactos adversos através de sua fragilidade intrínseca. Nesse sentido, convivendo numa conjuntura global bastante tumultuada, tanto socio-econômica quanto política, é que sobressai a importância da realização deste Fórum para discutir, preventivamente, propostas e medidas para a preservação e a defesa desse grande patrimônio do Brasil plural. O evento pretende, através dos intelectuais participantes, abordar as diversidades étnicas, culturais e religiosas, não apenas como um conjunto de conceitos e princípios, mas também com propostas concretas de práticas de políticas públicas que têm a finalidade de preservar e manter a harmonia nas pluralidades brasileiras . Questões como a exclusão social, o direito das minorias, a sustentabilidade na vida de comunidades nativas e isoladas, estarão presentes nas atividades do período de manhã. A diversidade religiosa e a laicidade no Brasil, a educação religiosa no Ensino Público e as políticas estaduais brasileiras, serão tratadas no período da tarde.
PROGRAMA
MANHÃ
09h00 - Abertura
Prof. Dr. Fernando Costa – Vice-Reitor / CGU
Prof. Dr. Mohamed Habib – Pró-Reitor Extensão, PREAC
Prof. Dr. Luis Cortez – Coordenador CORI
09h20 – " Direitos Humanos e Políticas Públicas"
Dr. Renato Simões – Formado em Direitos Humanos e ex-Deputado Estadual-SP.
10h10 - Pausa para café
10h30 – Mesa : "Políticas Públicas & Academia com base nos Direitos Humanos"
Dra. Darci da Silva – Secretária Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social , Prefeitura de Campinas – SP.
Dra. Maria Consolación Udry – Pesquisadora da Embrapa, Brasília - DF
Prof. Dr. Celso Costa Lopes – FEA, Unicamp
Moderador: Eloi José da Silva Lima – PREAC, Unicamp
12h00 - Pausa para almoço
TARDE
14h00 - " Diversidade Religiosa no Brasil Laico"
Profa. Dra. Roseli Fischmann – Faculdade de Educação , USP
14h50 - Pausa para o café
15h20 - Mesa: "Contribuição da Academia na preservação da Diversidade Religiosa no Brasil Laico"
Prof. Dr. Padre Ferraro – Teólogo, Professor na PUC-Campinas
Profa. Dra. Eliane Moura da Silva – IFCH, Unicamp.
Prof Dr. Eusébio Lobo da Silva – IA, Unicamp

Moderador: Prof. Dr. Arley Ramos Moreno – IFCH, Unicamp.
17h00 - Encerramento dos trabalhos

ORGANIZADORES:
PREAC - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC) tem como órgãos a ela vinculados a Rádio TV, a Escola de Extensão (Extecamp), a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (Centro de Convenções e Ginásio Multidisciplinar) , o Espaço Cultural Casa do Lago, a Coordenadoria do Centro Cultural Estação Guanabara, a Coordenadoria de Assuntos Comunitários, entre outros.
A PREAC atua como agente catalisador na organização, elaboração e execução de projetos de interação entre a UNICAMP e a Sociedade, nas áreas de Artes, Cultura, Tecnologia, Educação Continuada e outros, através de parcerias com entidades governamentais, sociais, Órgãos não-governamentais e empresas públicas e privadas.
As atividades de extensão na UNICAMP se destinam a repassar à sociedade os resultados das atividades de ensino e pesquisa, na forma de projetos, cursos e serviços. As atividades atendem a uma comunidade diversificada, cobrindo todos os setores da sociedade. Dentro de suas atividades a PREAC tem como um de seus objetivos buscar formas que viabilizem a inclusão de conhecimentos sócio-econômicos e culturais, contribuindo na construção de uma sociedade coerente com os conceitos do desenvolvimento sustentável.
Site da PREAC: http://www.preac.unicamp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho