Moção de apoio à autonomia da Defensoria Pública da União
A Defensoria Pública da União é instituição fundamental para a implementação e a prática dos Direitos Humanos, instrumento de acesso à Justiça direcionado à parcela considerável da população brasileira que não dispõe de recursos para contratação de advogados. Estima-se como potenciais usuários da Defensoria Pública da União (DPU) algo em torno de 134 milhões de brasileiros.
Atualmente, a DPU conta com 340 (trezentos e quarenta) defensores públicos federais, tendo como responsabilidade a atuação junto aos Tribunais Superiores, Justiça Federal, Justiça do Trabalho e Justiça Militar.
Segundo dados da DPU, no ano de 2009, apesar do pequeno número de defensores, a instituição realizou mais de um milhão de atendimentos. Esse trabalho é fruto da abnegação dos defensores, pois faltam a eles melhores condições para o cumprimento de sua missão em consonância com a demanda do País.
Assim, consideramos necessária a aprovação, por essa Casa, do art. 48, da PEC 358/2005, com o texto aprovado no Senado Federal e encaminhado à Câmara, o que daria à DPU o mesmo tratamento legal dado às Defensorias Públicas Estaduais, que gozam de autonomia administrativa e funcional desde o ano de 2004.
Brasília(DF), 14 de abril de 2010.
*****
Comissão de Direitos Humanos e Minorias
Câmara dos Deputados
Fone: (61) 3216.6570
E-mail: cdh@camara.gov.br
Site: www.camara.gov.br/cdh
Twitter: http://twitter.com/cdhcamara
Youtube: http://www.youtube.com/cdhcamara
Flickr: http://www.flickr.com/cdhcamara
- Você recebeu esta mensagem da lista da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.
- Caso deseje sair da lista, apenas responda esta mensagem com "REMOVER" no campo "Assunto".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.