16 de setembro de 2013

Mãe Stella durante cerimônia que a consagrou "imortal" pela Academia de Letras da Bahia



Egi-Santana G1
A noite da última quinta-feira, 12 de setembro de 2013, ficará marcada na história do país como um dos momentos em que os saberes tradicionais produzidos e preservados pelos negros e negras do Brasil foram valorizados, exaltados e reconhecidos. Nesta mesma noite, em Salvador-BA, Mãe Stella de Oxóssi recebeu o título de “imortal” pela Academia de Letras da Bahia (ALB) e se consagrou como a primeira mulher negra e mãe-de-santo a assumir o posto no país.

Durante seu discurso, Mãe Stella levou a plateia que lotava o plenário da ALB à comoção quando, após agradecer, garantiu sua permanência na luta pela igualdade de direitos: “Sigo esforçando-me para que a religião trazida pelo povo africano ao Brasil seja devidamente respeitada”.  Sobre o fato de uma mãe-de-santo “marrom” – como se auto-intitulou após falar da herança portuguesa e africana de seus ancestrais -, assumir a vaga, ela acrescentou: “Afinal, sabedoria não tem cor e não pertence a nenhuma raça específica”.

Enfermeira de formação, Mãe Stella assume a cadeira de número 33, que já foi ocupada pelo professor, historiador e ex-presidente da Fundação Cultural Palmares – MinC (FCP) Ubiratan Castro, e que tem como patrono o poeta, escritor e abolicionista Castro Alves.

Também participaram da cerimônia devotos do Candomblé, membros da Academia, representantes da sociedade e autoridades como o governador Jaques Wagner, o prefeito da capital baiana, Antônio Carlos Magalhães Neto e o presidente da FCP, Hilton Cobra.

Votação – A mãe-de-santo soube que iria ser a nova “imortal” da academia em 25 de abril, quando a ABL realizou uma sessão para escolher o novo nome para vaga deixada pelo historiador Ubiratan Castro, falecido em janeiro. Link do texto que fizemos em homenagem a ela.

Stella de Azevedo dos Santos tem 87 anos e é Ialorixá do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, fundado em 1910 em São Gonçalo do Retiro-BA.  Já escreveu seis livros, é colunista do jornal A Tarde e atuante no blog Mundo Afro, além de ser graduada em Farmácia pela Escola Bahiana de Medicina.

Antes de se tornar imortal, Mãe Stella também recebeu a comenda Maria Quitéria, honraria da prefeitura de Salvador, a  Ordem do Cavaleiro, do governo do estado, e a comenda do Ministério da Cultura, pelos seus serviços prestados à cultura nacional.


Fonte: Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho