23 de janeiro de 2013

Ao custo de R$ 600 mil, GDF planeja revitalizar Praça dos Orixás


Previsão é que licitação e execução do projeto ocorram ainda em 2013.

Projeto prevê área para atividade física, parque, quiosques e banheiros.

O governo do Distrito Federal deve gastar R$ 600 mil para revitalizar a Praça dos Orixás, na Prainha. A proposta de revitalização prevê área para atividades física, parque infantil, quiosques, banheiros químicos e espaço para manifestação cultural.
Segundo o secretário Especial de Promoção da Igualdade Racial, Viridiano Custódio, já existe uma negociação com a Administração de Brasília para que a obra seja licitada e executada. Falta apenas, aprovação do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). A expectativa é que tudo fique pronto ainda este ano.
“A nossa ideia é que esse projeto de revitalização fique pronto pelo menos até meados do ano, primeiro semestre esteja pronto e entregue para a comunidade”, afirma o secretário.
O projeto existe desde 2007, quando houve a primeira tentativa de revitalização do espaço. Em 2009, a proposta foi ampliada.
Praça dos Orixás
A praça fica na Prainha do Lago Paranoá, ao lado da ponte Costa e Silva.  Foi criada em 1971 e, em 2002, ganhou o nome de Praça dos Orixás. Sete anos mais tarde recebeu 16 esculturas que representam os deuses africanos.
Hoje, não é apenas um espaço de visitação e prática religiosa. Não importa o dia ou a hora, sempre é possível encontrar acampamentos improvisados e moradores de rua. Quem frequenta o espaço reclama da falta de segurança.
“Não há segurança nenhuma, a pessoa vem fazer as suas oferendas e muitos deixam de vir aqui com medo do que possa acontecer”, fala o presidente da Federação de Umbanda e Candomblé, Rafael Moreira.
Moreira diz ainda que falta estrutura para realizar eventos e fortalecer as religiões de matriz africana. “Se nós tivermos um espaço físico à disposição, onde as apresentações culturais possam acontecer, um espaço coberto, facilita a vinda de todos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho