28 de novembro de 2012

DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE RELIGIOSA E LAICIDADE DO ESTADO


DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE RELIGIOSA
E LAICIDADE DO ESTADO

Campina Grande terá a realização do seminário “Direitos Humanos, diversidade religiosa e laicidade do estado”.
O evento acontecerá no próximo dia 29 de novembro (Quinta-feira), das 18:30 às 21:00 horas, no Centro de Arte e Cultura da UEPB (antigo Museu de Artes Assis Chateaubriand/ao lado do terminal de integração do Açude Novo), com entrada franca.
O Estado brasileiro em cumprimento a Declaração Universal dos Direitos Humanos, ao Texto Constitucional, bem como aos compromissos assumidos  através da subscrição de diversos documentos internacionais tais como o “Compromisso com a paz global” (2000) e a ”Declaração para Eliminação de todas as formas de Intolerância e Discriminação com base em Religião ou Convicção  (1981), tem buscado trabalhar nacionalmente o fortalecimento, a promoção e a defesa deste campo dos direitos humanos.
Para tanto a construção conjunta de ações com o apoio e a participação de lideranças religiosas, da sociedade, ativistas dos direitos humanos, dos segmentos acadêmicos e ainda organismos da própria esfera estatal, tem propiciado possibilidades como esta que estará sendo desenvolvida em Campina Grande, a realização do seminário “Direitos Humanos, diversidade religiosa e laicidade do estado”.
Todo este esforço e ações desenvolvidas justificam-se diante da constatação da permanência e em alguns casos, o crescimento de práticas de intolerância religiosa em nossa pais, propiciando um quadro que denota a clara necessidade de trabalharmos em todos os níveis e esferas, questões como promoção,  conscientização e a defesa de direitos, fortalecendo o papel do estado como instrumento de fomento à culturas de paz e respeito no  âmbito da liberdade religiosa e de convicção e ao mesmo tempo, buscando sensibilizar todos os atores sociais para que reflitam e tenha consciência da existência destes desafios.

O seminário contará com as seguintes participações:
- Ph.D.  Marga Janete Stroher 
Assessora para a Diversidade Religiosa e coordenadora do Comitê Nacional da Diversidade Reigiosa daSecretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR
- Ph.D. Carlos André Cavalcanti
Líder do Grupo Videlicet Religiões da Universidade Federal da Paraíba e membro do Comitê Nacional da Diversidade Religiosa - SDH/PR
- Dr. Irivaldo Oliveira
Coordenador do Centro de Direitos Humanos e do Observatório de Políticas Públicas
- Os professores Antônio Carlos Melo Magalhães e Ramsés Nunes
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
- Rossandro Klinjey
Psicóogo e
- Elanildo da Silva Nascimento                      
Org. Nova Consciência – Coordenação da Iniciativa das Religiões Unidas/URI Brasília e membro do Comitê Nacional da Diversidade Religiosa – SDH/PR.

O evento é uma promoção conjunta do Comitê Nacional da Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR; da SDH/PR; Organização Nova Consciência; Grupo Videlicet Religiões – UFPB; UEPB e Centro de Referência em Direitos Humanos do Agreste da Paraíba.
Informações:  novaconsciencia@gmail.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho