21 de agosto de 2012

Professores participam da Jornada de Ensino Religioso em Curitiba


Fonte: Agência Estadual de Notícias
Cerca de 370 professores de Ensino Religioso das redes estadual e municipal participam nessa semana, em Curitiba, da Jornada de Ensino Religioso, que tem como objetivo discutir as práticas pedagógicas da disciplina nas salas de aula, com respeito à diversidade religiosa presente nas escolas púbicas.
O encontro, iniciado nesta segunda-feira (20), contou com a presença do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, que frisou a importância de trabalhar o Ensino Religioso como área do conhecimento. "O mais importante é valorizarmos acaminhada dos nossos alunos, respeitando os direitos humanos e a diversidade religiosa", afirmou. O evento termina nesta terça-feira.
O Paraná foi o primeiro Estado a trabalhar disciplina como área do conhecimento. A jornada serve também para fortalecer essa ideia. "Esse encontro serve para trocarmos conhecimentos e verificarmos em que patamar estamos e no que podemos avançar", disse o secretário.
Estiveram presentes também secretários municipais de educação e lideranças religiosas. O presidente da Associação Inter-Religiosa de Educação (Assintec), Carlos Alberto Chiquim, sintetizou o objetivo do encontro. "É um momento para estarmos analisando as práticas pedagógicas do Ensino Religioso nas escolas. O que nós queremos é o conhecimento religioso e o respeito entre as diferenças", disse.
Serão realizadas oficinas pedagógicas além de palestras durante os dias do encontro. É uma oportunidade para o professor se capacitar para melhorar o trabalho realizado nas escolas. "Esse encontro vai ser importante para podermos trocar novos conhecimentos e nos capacitarmos melhor para trabalharmos com a disciplina em sala de aula", disse Sidnéia Zapella Anges, professora do Colégio Estadual Altair da Silva Leme, em Colombo.
Evelin Cristiane Cordeiro, técnica pedagógica do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, espera que o encontro sirva para se estabelecer um consenso na atuação da disciplina. "É importante que todos tenhamos essa consciência de trabalhar o Ensino Religioso como disciplina do conhecimento", disse.
O encontro é realizado pela Secretaria de Estado da Educação, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Núcleos Regionais de Educação, Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião (Nuper), Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER), Associação Inter-Religiosa de Educação (Assintec) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho