16 de maio de 2012

Imóveis: do budismo aos orixás, elementos étnicos resgatam a harmonia da casa



As peças, além de decorar, ainda têm o significado de levar proteção para os locais


Jorge Gauthierjorge.souza@redebahia.com.br

Santos, orixás, elementos budistas...Independentemente da religião, o uso de elementos étnicos na composição de ambientes da casa, segundo especialistas, traz energia associada à beleza para os espaços internos. As peças, além de decorar, ainda têm o significado de levar proteção para os locais.

Projeto dos designers de interior Marcelo Borges e Arthur Athayde explora elementos étnicos na composição dos ambientes, intercalando com peças de outros estilos de decoração
Os elefantes, respeitados nas culturas orientais, por exemplo, simbolizam o poder nas culturas hindus. Dentro das casas,eles remetem o desejo de poder para seus donos. 

A arquiteta Raíssa Cunha, do escritório 3A do Brasil Arquitetura, indica que o ideal é usar os elementos quando eles têm conexão com o morador. “Nos projetos, utilizo elementos étnicos que tinham uma relação com a história de vida do cliente. Alguns projetos nos permitem dar algumas pinceladas de elementos afros ou étnicos na decoração. E como a Bahia é um celeiro de diversidade, quase sempre é possível incluir uma peça que tenha essa linguagem”, destaca Raíssa Cunha. 


Projeto da arquiteta Raissa Andrade valoriza escultura étnica na sala do apartamento. O tom da madeira é usado em degradê em móveis e objetos, como almofadas e tapete (à esquerda) e Os arquitetos Bruno Sgrillo e Marcelo Mello criaram o projeto da sala dos budas ditosos, onde inseriram diversos elementos étnicos na ambientação do espaço (à direita).


Na rede de lojas de decoração Xarmonix, as peças com essas referências são sucesso de vendas, dentre elas orixás feitos com a técnica chiffonnage (termo usado no amarrotamento de tecido). “Elas fazem sucesso aqui na loja porque podem ser usadas em vários contextos. Dá para botar em centro de mesa, altar religioso, bancada de escritório e até na estante”, conta Katiane Cunha, sócia da rede de lojas. Outras lojas da cidades também têm acervo forte nessa direção. Os designers de interior Marcelo Borges e Arthur Athayde não abrem mão de intercalar objetos étnicos em seus projetos com o uso de objetos decorativos como os colares esculturas da designer de joias Nadia Taquary, que usa elementos da natureza na composição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho