27 de maio de 2012

Brasileiros e cubanos pedem libertação de antiterroristas presos


  
Imagen activa
















Salvador, Brasil, 26 mai (Prensa Latina) Representantes do candomblé brasileiro e da religião yoruba cubana uniram seus pedidos aos orixás pela libertação dos cinco antiterroristas cubanos, presos injustamente nos Estados Unidos há quase 14 anos. O pedido aos orixás ocorreu na mesa redonda "A questão racial e os aspectos culturais das religiões de origem africana em Cuba e no Brasil e o intercâmbio entre o candomblé e a santería cubana", realizado como parte da XX Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba, que é realizada desde quinta-feira nesta cidade, capital do estado da Bahia.

Antes de começar a moyugba, o presidente da Associação Yoruba na cidade cubana de Cienfuegos, José Ramón Borges, apontou que a cerimônia era pela libertação dos cinco irmãos que estão presos nos Estados Unidos, pela solidariedade entre Cuba e o Brasil e pela paz no mundo.

Por sua vez, a filha de Santo Wanda Machado, representante da afamada Mãe de Santo brasileira, Estela de Oxossi, afirmou que eles têm a proteção dos orixás e creem neles e pediram pela libertação de Gerardo Hernández, Antonio Guerreiro, Fernando González, Ramón Labañino e René González.

O canto de Machado foi dirigido ao orixá Oxalá, da criação, fundador do cosmos e criador e administrador do mundo.

Por sua vez, o religioso Jaime Sadré também pediu aos orixás pelos Cinco - como são conhecidos internacionalmente - e adiantou que na próxima segunda-feira farão uma cerimônia para exú, que é muito poderosa e que tem a faculdade de resolver as coisas que nós consideramos impossíveis.

Sadré não revelou detalhes do rito, porque é secreto, mas garantiu que o candomblé brasileiro sobreviveu graças a ele e "sabemos que é muito potente".

Durante o segundo dia de sessões da vigésima convenção desenvolveu-se também a mesa redonda "A integração latino-americana e caribenha, a amizade entre esses povos e sua importância para o desenvolvimento econômico e o avanço da Revolução socialista em Cuba".

Também foram realizadas outras mesas, sobre "O socialismo em Cuba em um ano após as diretrizes do VI Congresso do Partido Comunista de Cuba"; "A situação dos Cinco Heróis e a liberdade condicional de René González"; "O sistema de saúde em Cuba e a saúde pública no Brasil" e "A campanha de mídia internacional contra Cuba".

O encontro prosseguirá neste sábado com o trabalho em grupos sobre as tarefas dos movimentos brasileiros de apoio à Revolução cubana, pela libertação dos Cinco e no combate à campanha de mídia contra Cuba.

A reunião se encerrará amanhã com uma passeata pelas praias de Salvador exigindo a libertação e o retorno à ilha caribenha dos cinco antiterroristas cubanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho