7 de abril de 2012

Religiosos de Pernambuco explicam diferenças sobre a visão da Páscoa



Espíritas, evangélicos e seguidores do candomblé têm abordagens distintas.
Para todos, Semana Santa pode ser um momento de reflexão sobre a vida.

Do G1 PE







Marco religioso para a Igreja Católica, a Páscoa é lembrada de forma diferente por outras religiões. No Brasil, evangélicos, espíritas e seguidores do candomblé também aproveitam o momento para a refletir sobre a vida e os caminhos seguidos por Cristo.

Os evangélicos, que acreditam em apenas um Deus vivo e verdadeiro, possuem algumas diferenças sobre o período, em relação aos católicos. “Damos ênfase à ressurreição, mas também lembramos a morte, na cruz, porque também é importante para todos nós lembrarmos o sacrifício que Jesus teve morrendo na cruz, proporcionando vida eterna para todo aquele que Nele crê. Também lembramos, não da mesma forma, mas fazemos meditações e pregamos sobre a morte e ressureição de Jesus de Nazaré”, conta Wellington Alves, pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Os espíritas pensam de uma forma parecida à dos protestantes, acreditando na vida de Cristo após a morte. Com base na filosofia, ciência e religião, eles consideram mais importante a lembrança do jeito humilde que Jesus viveu, sem grandes comemorações. “Para a casa espírita, damos continuidade normal às nossas atividades. Algumas instituições, a título de esclarecimento, fazem palestras, mostrando a visão espírita em torno da Páscoa e Semana Santa. A morte é um fenômeno natural para todos nós. A grande lição que Cristo nos deu foi a imortalidade da alma”, comenta Sócrates Vieira, coordenador da Federação Espírita de Pernambuco.

Os seguidores do candomblé creem em Deus, mas também nos orixás. Segundo o babalorixá Pai Gildo Filho, existem diversos cultos que relembram a Semana Santa. “Não existem rituais de toques, festividades. Mas existem as obrigações, orações, da maneira como os escravos daquela época faziam – cultuavam os orixás, os santos. É a maneira que fazemos aqui", conclui
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho