2 de abril de 2012

Brasília se junta a campanha mundial com painéis móveis


12 cidades do mundo clamam pela libertação das sete lideranças bahá'ís no Irã

 



















































Pessoas de várias nacionalidades se juntaram ontem (1º de abril) em mobilizações simultâneas ao redor do globo para pedir a libertação de sete prisioneiros de consciência no Irã. A data escolhida marcou um total de 10 mil dias em que os líderes estão sendo mantidos atrás das grades. Os eventos mundiais foram coordenados pelo United4Iran organização sem fins lucrativos, e ocorreram em Brasília, Amsterdã, Berlim, Wellington, Washington DC, Pretória, Sydney, entre outras onze cidades.
Na capital brasileira, cerca de 70 ativistas de direitos humanos se reuniram, entre 10h e 13h, na Esplanada dos Ministérios. Brasileiros, norte-americanos, mexicanos, iranianos e outros cidadãos do mundo estavam juntos com o mesmo propósito: “ser a voz daqueles que não podem falar”. Independentemente de suas próprias convicções, ideologias ou religiões, eles estavam unidos em um verdadeiro exemplo de convivência pacífica e harmoniosa entre toda a diversidade dos seres humanos .

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Durante o dia ensolarado de campanha, uma painel móvel foi exibido em um caminhão de 9.5x2.5m de comprimento, estampando a imagem das sete lideranças. Os participantes vestiam camisetas formando as palavras “Free bahá'ís do Irã [Libertem os bahá'ís Irã]", numa demonstração pacífica na frente dos principais edifícios de Brasília: Supremo Tribunal Federal, Congresso Nacional, Catedral Metropolitana, Torre de TV e dos Palácios do Itamaraty, do Planalto e da Justiça.
 
















Os brasileiros têm a prerrogativa de liberdade para expressar convicções políticas, sociais e religiosa. Anda assim, os manifestantes locais estavam reunidos para exigir justiça e liberdade para as pessoas inocentes impedidas de contribuir para o avanço da sociedade e para a construção de um mundo mais justo e pacífico para todos.
Foi muito simbólico participar de um evento que ocorreu simultaneamente em cerca de 11 outras cidades ao redor do mundo”, diz Mary Caetana Aune, membro da comunidade bahá'í local. “Tenho certeza de que a difusão dessas imagens na Internet e nos outros meios de comunicação ajudará na conscientização de que muitos indivíduos ainda estão submetidos a tanta injustiça no mundo, à falta de liberdade, à perseguição ... Espero que a sociedade iraniana perceba que estamos todos do lado deles, clamando por justiça e direitos humanos em todo o mundo”, diz ela.

Veja mais fotos da manifestação em Brasília aqui.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo (SASG) pelo telefone 3255-2216 ou escreva para sasg@bahai.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho