9 de março de 2012

Congresso Nacional dos Jornalistas terá o apoio do governador Tião Viana, Tatiana Campos


Profissionais da imprensa, estudantes de jornalismo e grandes nomes ligados ao meio ambiente têm encontro marcado no Acre, Estado brasileiro que sediará o Congresso Nacional dos Jornalistas, com participantes também da América Latina e Europa.
O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Celso Schröder, está no Acre cumprindo agenda ao lado do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac), Marcos Vicentti, para tratar da organização do evento, que deve reunir entre 400 e 600 jornalistas e estudantes da área.

Schröder reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, Elson Santiago, com o superintendente da Caixa Econômica, Aurélio Cruz, e, na tarde desta quinta-feira, 7, com o governador Tião Viana (Sérgio Vale/Secom)
Schröder se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, Elson Santiago, com o superintendente da Caixa Econômica, Aurélio Cruz, e, na tarde desta quinta-feira, 7, com o governador Tião Viana (Sérgio Vale/Secom)

Schröder se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, Elson Santiago, com o superintendente da Caixa Econômica, Aurélio Cruz, e, na tarde desta quinta-feira, 7, com o governador Tião Viana.
“É uma honra para o Acre, para o governo, receber um congresso como esse, com um tema tão relevante como o meio ambiente. É uma pauta que precisa ser discutida e o governo acreano será um grande parceiro desse evento”, disse o governador Tião Viana.
O presidente da Fenaj explicou que, pela relevância do tema meio ambiente, esse será o primeiro congresso da categoria em que as questões profissionais não serão o centro das discussões, embora não estejam fora da pauta do encontro. O congresso ocorre a cada dois anos. Em sua última edição, os jornalistas acreanos apresentaram proposta para realizar no Acre o maior evento da categoria no Brasil e tiveram a ideia aclamada por unanimidade entre os congressistas que se reuniram em Porto Alegre (RS), em 2010.
“Creio que não haja local mais adequado para discutir meio ambiente no Brasil que no Acre, onde essa luta ganhou as manchetes do mundo e hoje tem uma política ambiental reconhecida internacionalmente”, acrescentou o presidente da Fenaj.

Profissionais da imprensa, estudantes de jornalismo e grandes nomes ligados ao meio ambiente têm encontro marcado no Acre, estado brasileiro que sediará o Congresso Nacional dos Jornalistas, com participantes também da América Latina e Europa (Sérgio Vale/Secom)
Profissionais da imprensa, estudantes de jornalismo e grandes nomes ligados ao meio ambiente têm encontro marcado no Acre, Estado brasileiro que sediará o Congresso Nacional dos Jornalistas, com participantes também da América Latina e Europa (Sérgio Vale/Secom)

O presidente do Sinjac ressaltou a importância do evento e o desafio de sediar o encontro. “Agora é partir para os detalhes. Esperamos receber nossos colegas de profissão da melhor forma possível. Contamos com apoios importantes, parcerias fundamentais nesse processo, como a do governo do Estado. A Amazônia é pauta atual, o meio ambiente é uma discussão que precisa ser feita entre os jornalistas, e essa será uma oportunidade única de melhorarmos e ampliarmos a cobertura com esse olhar nos veículos brasileiros e da América Latina”, disse Marcos Vicentti.
Antes previsto para junho, o congresso teve sua data adiada para novembro. O Acre ainda se recupera de um desastre natural que atingiu mais de 100 mil pessoas, com a maior alagação enfrentada em sua história. Além disso, 2012 é um ano de eleições municipais e nos próximos meses a agenda dos profissionais da imprensa estará pautada pelo processo eleitoral.
O secretário de Comunicação, Leonildo Rosas, concorda com a mudança na data. “Novembro é um mês livre do calor das discussões eleitorais, haverá mais tempo para que os organizadores possam contatar os painelistas. Além disso, o meio ambiente e a Amazônia são um tema que não se esgota, e para o Acre será um prazer receber profissionais do jornalismo brasileiro, da América Latina e Europa”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho