7 de março de 2012

2º Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária



Dados Gerais do Evento

Título do Evento: II Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária
Coordenador-Geral: Prof. Dr. Rozinaldo Antonio Miani (ramiani@uol.com.br)
Realização: Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular
Apoio: Dpto. de Comunicação – UEL e Especialização em Comunicação Popular e Comunitária

Resumo

O II Simpósio de Comunicação Popular e Comunitária,a ser realizado pelo Núcleo de Pesquisa quem Comunicação Popular (NCP) na Universidade Estadual de Londrina nos dias 02, 03 e 04 de maio de 2012. Trata-se de um evento nacional de intercâmbio técnico-científico que reunirá pesquisadores e ativistas brasileiros em comunicação, por meio da apresentação oral de comunicações científicas em Grupos de Trabalho, bem como de conferências em mesas redondas abordando temáticas e questões relacionadas ao campo da Comunicação Popular e Comunitária. A comissão científica já definiu estrutura e cronograma dos Grupos de Trabalho, que contará com relatos de experiências e/ou artigos científicos. Estima-se a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre alunos de graduação, especialização e mestrado, bem como docentes de diversas instituições de ensino superior em comunicação e áreas afins. O processo de divulgação está sendo finalizado e contará com estratégias impressas (cartazes e folderes), inserção radiofônica e divulgação eletrônica (site e lista de contatos eletrônicos). Está previsto, ainda, a publicação impressa de Caderno de Resumos e a disponibilização dos anais (artigos completos) em formato eletrônico no site do Núcleo.

Introdução

II Simpósio em Comunicação Popular e Comunitária é um evento de natureza técnico-científica promovido e organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular (NCP), em atividade desde setembro de 2004. O NCP foi criado como um espaço para aglutinar pesquisadores e interessados no estudo e debate sobre a comunicação popular e comunitária e se tornou o principal espaço para continuidade das reflexões dos alunos concluintes do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Comunicação Popular e Comunitária da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR), bem como um espaço privilegiado para o aprofundamento de estudos e pesquisas para pesquisadores interessados pela temática.
Dentre os objetivos do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular está a ”organização de eventos de natureza político-institucional; de capacitação e treinamento; e/ou técnico-científico”. A partir de 2007, o NCP organizou dois pequenos eventos e um evento de porte nacional. Em outubro de 2007 realizou um mini-curso seguido de palestra sobre o tema “Comunicação popular e a disputa da hegemonia”, com o escritor e comunicador popular Vito Giannotti, e em outubro de 2008 realizou a palestra “O ativismo artístico através das charges” com o chargista Carlos Latuff.
No ano de 2010, entre os dias 23 e 25 de junho, na UEL, foi realizado o I Simpósio em Comunicação Popular e Comunitária com a apresentação de 41 trabalhos científicos e a participação de mais de 100 pessoas. O evento contou com importantes representantes acadêmicos, profissionais e militantes da comunicação popular e comunitária e colocou Londrina no cenário político-acadêmico do referido campo de conhecimento.

Justificativa

Desde 2002 a Universidade Estadual de Londrina oferta regularmente o Curso de Especialização em Comunicação Popular e Comunitária. Ao longo de nove edições do referido curso, mais de uma centena de monografias foram produzidas abordando temáticas e objetos próprios do que vimos chamando de “Campo da Comunicação Popular e Comunitária”. Vários desses pesquisadores passaram a participar ativamente das atividades do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular com o objetivo de dar continuidade às suas reflexões.
A realização do I Simpósio em Comunicação Popular e Comunitária atendeu à demanda de criação de um espaço para disseminação e diálogo entre pesquisadores e ativistas em comunicação popular e comunitária, bem como comunicação alternativa, e consolidou Londrina como um dos principais núcleos produtores e disseminadores de produção científica voltada para a compreensão de uma comunicação contra-hegemônica no contexto dos movimentos sociais e da disputa pela hegemonia na sociedade.
A realização do II Simpósio em Comunicação Popular e Comunitária pretende consolidar esse evento como um espaço privilegiado para a discussão de temáticas relacionadas às questões de comunicação popular, comunicação comunitária, comunicação alternativa, comunicação das classes subalternas, comunicação contra-hegemônica e instituir no calendário de eventos da área da Comunicação um espaço definitivo para a Comunicação Popular e Comunitária.

Objetivos

O objetivo geral do II Simpósio em Comunicação Popular e Comunitária é o de propiciar um espaço acadêmico para reflexão, e respectivo avanço da pesquisa científica, em torno do tema proposto para o evento, qual seja,“Desafios e limites da comunicação dos trabalhadores no Brasil no século XXI”, por meio de apresentações orais de relatos de experiência e/ou artigos científicos nos Grupos de Trabalho e das abordagens de especialistas nas mesas-redondas propostas.

Programa do Evento

Tema: Desafios e limites da comunicação dos trabalhadores no Brasil no século XXI.
Data de Realização: 02, 03 e 04 de maio de 2012.
Local: Universidade Estadual de Londrina — UEL (Londrina, PR), no CCH (Centro de Letras e Ciências Humanas) e no CECA (Centro de Educação, Comunicação e Artes).

Programação preliminar

02/05/2012 (quarta-feira)
14:00 – Credenciamento
17:00 – Atividades Culturais
19:00 – Abertura Oficial
20:00 – Conferência de Abertura – “Desafios e Limites dos Trabalhadores no Brasil do Século XXI”.
03/05/2012 (quinta-feira)
08:30 – Mesa Redonda:“Os desafios das rádios comunitárias nos processos de disputa pela hegemonia”. [palestrantes a confirmar].
11:00 – Relato de experiência
12:30 – Intervalo
14:00 – Grupos de Trabalho
18:00 – Intervalo
19:30 – Mesa Redonda: “O teatro popular e a apropriação estético-política da arte da representação” . [palestrantes a confirmar]
04/05/2012 (sexta-feira)
08:30 – Mesa Redonda:
 “A imprensa popular e alternativa como estratégia política das organizações da classe trabalhadora”. [palestrantes a confirmar]
11:00 – Relato de experiência
12:30 – Intervalo
14:00 – Grupos de Trabalho
18:00 – Intervalo
19:30 – Mesa Redonda:
“A comunicação popular e comunitária e o mundo do trabalho: interfaces de pesquisa”.[ palestrantes a confirmar]
22:00 – Encerramento

Cronograma

01/02 a 15/03/12 – Chamada de trabalho – resumo expandido. *veja abaixo
19/03/12 – Divulgação dos resultados dos trabalhos aceitos. *veja abaixo
19/04/12 – Prazo final para encaminhamento da versão completa (artigo / relato). *veja abaixo
25/04/12 – Disponibilização dos artigos completos no site.
30/04/12 – Inscrições on-line encerradas.
02/05 a 04/05/12 – Realização do evento ( inscrições no local no valor único de R$40,oo).

Orientações para Trabalhos

Resumo expandido
  • Indicar a natureza do trabalho: relato de experiência ou artigo científico.
  • O resumo expandido deve ter entre 2.400 e 3.000 caracteres digitados em fonte Arial, corpo 12 espaço 1,5.
  • Nesta versão devem ser colocados o nome do autor, identificação institucional, endereço eletrônico e a indicação para qual GT será encaminhado.
  • Os resumos aceitos serão publicados em um caderno (impresso)
Artigos Científicos e Relatos de Experiência na versão completa
  • Os artigos/relatos não poderão exceder 30.000 caracteres com espaços (incluídas notas de rodapé e bibliografia).
  • Os textos devem ser enviados para o endereço: ncp@uel.br
  • Os artigos/relatos deverão ser acompanhados por resumo, de até 10 linhas, em português e em inglês (abstract)
  • Artigos/relatos deverão estar digitados em fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5; sem formatação de parágrafo, sem numeração de páginas e deverão seguir as recomendações de formatação abaixo.
  • Os artigos/relatos serão publicados no site do NCP e nos anais eletrônicos.

Recomendações para Formatação

  1. Título: Primeira letra maiúscula e restante minúsculas, centralizado, negrito.
  2. O nome do autor deve ser seguido de nota de rodapé que o identifique (instituição, formação e/ou identificação da organização, endereço eletrônico, etc.), na primeira página.
  3. Os resumos (português e inglês) deverão estar justificados, fonte Arial, corpo 11, espaço simples e acompanhados de palavras-chave e keywords (mínimo 3 e máximo 5).
  4. As notas de rodapé não deverão ser usadas para referências bibliográficas, mas somente para observações de natureza substantiva.
  5. O texto deve apresentar Introdução, Desenvolvimento (com subtítulos definidos pelo autor), Considerações finais e Referências.
  6. As referências bibliográficas feitas ao longo do artigo deverão obedecer ao seguinte esquema: (Sobrenome do autor, data, página) – ex.: (SOUZA, 2006, p.20) – ou Sobrenome do autor (data, página) – ex.: Souza (2006, p. 45).
  7. A palavra “Referências” deverá aparecer no final do artigo, alinhada à esquerda, de acordo com ABNT NBR: 6023/2005. As referências deverão aparecer em ordem alfabética, em espaço simples e com separação em espaço duplo entre cada referência, da seguinte forma:
    • Livros: SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Edição. Local de publicação: nome da editora, data.
    • Artigos em coletâneas: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome do(s) Organizador(es). Título da coletânea em itálico. Local de publicação: nome da editora, data.
    • Artigos em periódicos: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, volume, número do periódico, páginas inicial-final, data.

Grupos de Trabalho

Coordenação Geral: Rozinaldo Antonio Miani

GT 1 – Concepções e práticas da Comunicação Popular e Comunitária

Objetivos: Estabelecer os fundamentos teórico-práticos para a construção do campo da Comunicação Popular e Comunitária pelo reconhecimento de sua especificidade. Estudar os processos comunicativos nas suas várias manifestações em movimentos e organizações sociais. Investigar os processos de produção e gestão das experiências comunicativas nos processos participativos de construção da cidadania. Estudar as diversas formas de comunicação alternativa e/ou não convencionais como constitutivas do campo da Comunicação Popular e Comunitária. Compreender as relações de interdisciplinaridade entre a Comunicação Popular e Comunitária com os demais campos de conhecimento das ciências humanas e sociais.
Palavras-chave: Comunicação Popular e Comunitária, comunicação alternativa, movimentos sociais, movimento popular, movimento sindical, movimento comunitário, mundo do trabalho, sociedade civil, cidadania, Educação Popular, referências teórico-metodológicas, interdisciplinaridade.
Eixo 1 – Experiências em Comunicação Popular e Comunitária
Eixo 2 – Fundamentos epistemológicos em Comunicação Popular e Comunitária

GT 2 – Comunicação Popular e Comunitária e a disputa da hegemonia

Objetivos: Investigar as experiências comunicativas dos movimentos sociais, bem como seus impactos, enquanto estratégia política na perspectiva da disputa da hegemonia. Analisar a constituição de culturas políticas a partir das práticas comunicativas dos movimentos populares, sindicais e/ou comunitários nas suas relações com a sociedade. Estudar as políticas de comunicação dos movimentos sociais na sua condição de instrumentos de Educação Popular. Analisar criticamente as práticas comunicativas da mídia burguesa e do Estado capitalista como produtoras de uma hegemonia a ser combatida.
Palavras-chave: Comunicação Popular e Comunitária, disputa da hegemonia, movimentos sociais, Educação Popular, cultura política, política de comunicação.
Eixo 1 – A disputa da hegemonia no campo da comunicação
Eixo 2 – Comunicação Popular e Comunitária na disputa da hegemonia na sociedade

Inscrições On line

As inscrições devem ser realizadas pelo sistema de inscrições de evendos na UEL. Ao clicar no link abaixo, uma nova janela se abrirá.

Valores de Inscrição

R$ 10,00 – Representantes de organizações sociais (Ensino Médio)
R$ 20,00 – Estudantes de graduação
R$ 30,00 – Estudantes de pós-graduação
R$ 40,00 – Professores e demais profissionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho