13 de fevereiro de 2012

Extensão do Departamento de História da UFMT no Museu de Arte Sacra


Cuiabá / Várzea Grande, 10/02/2012 - 14:40.
Da Redação

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), através do Departamento de História-Campus de Cuiabá, e o Museu de Arte Sacra (MASMT) deram início na sexta-feira (10.02) ao Programa de Extensão “Organização e Disponibilização do Acervo do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso”. Este Programa de Extensão foi aprovado, no final do ano de 2011 em destaque entre os dez melhores projetos do Brasil pelo edital Proext 2011 – MEC/SESu.
O PROEXT é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária com ênfase na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior. O programa que inicia no MASMT tem como linha Temática a Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro e como proposta trabalhar com o Acervo do museu e a realização de ações que envolvam a ocupação do espaço museal e prevê a execução de quatro projetos que contemplam esses objetivos, a saber: Mapeamento e Registro Documental; Digitalização; Educação Patrimonial e Material Didático.
Todos os projetos que compõem o programa serão desenvolvidos no Museu de Arte Sacra, com o apoio de oito bolsistas de graduação do curso de História, coordenados pelos professores doutores Leandro Duarte Rust e Cândido Moreira Rodrigues, ambos do Departamento de História e auxiliados também pela coordenação do MASMT, professora especialista Viviene Lozi Rodrigues. Segundo Cândido Rodrigues, esse programa de extensão será de fundamental importância para os acadêmicos/estagiários que terão condições de aperfeiçoar o conhecimento, informação e a cultura na prática, além de ter contato com a comunidade, pois esse é um dos propósitos da universidade: gerar saberes e compartilhá-los com a sociedade.
Com esse programa o Departamento de História cumpre um dos seus papéis fundamentais, expressos no Ensino, Pesquisa e na Extensão Universitária, que é fazer do MASMT um espaço de extensão do processo pedagógico aos discentes do Curso de História. Uma das ações do Programa tem o foco na digitalização do acervo documental pertencente ao arcebispo de Cuiabá, dom Francisco de Aquino Corrêa, além, de fotografar o acervo sacro remanescente da antiga Catedral Bom Jesus de Cuiabá, cuja demolição iniciou-se em 14 de agosto de 1968, e da Igreja N. Sra. do Rosário e Capela de São Benedito. Segundo Viviene Lozi, após a digitalização de todo o acervo será criado um Sistema de Consulta online no qual ficará disponível a sociedade para pesquisa e difusão de conhecimento.
O professor Leandro salienta que a seleção dos alunos para participar do programa teve uma série de etapas com análises de currículos e entrevistas para chegar aos oito alunos e criar uma lista reserva com mais dez nomes. Ele acrescenta que ainda falta uma vaga para o curso de ciência da computação que também vai compor o time de extensionistas que fará a compilação e sistematização das informações coletadas na digitalização do acervo.
Desde 2010 já vem sendo desenvolvida atividades de educação patrimonial no MASMT através de convênio firmado com a UFMT e que já passaram pelo museu mais de dez estagiários do curso de História, segundo Cândido Rodrigues, que ocupa a chefia do Departamento neste momento.
Agora, com este programa de extensão, a partir da ação de educação patrimonial ampliada, os estagiários desenvolverão visitas monitoradas, palestras e oficinas que abordem a prática diária da Educação Patrimonial, difusão do conceito e como aplicá-lo no ambiente de trabalho (sala de aula ou pesquisa) e no cotidiano, complementa o professor Leandro. Os alunos na fase de preparação das atividades de educação patrimonial desenvolverão um projeto para o MASMT com um determinado tema que deve ser interligado aos fazeres do museu, sendo: receptivo, visitas guiadas, palestras, workshops, oficinas, entre outros, acrescenta a professora Viviene.
Essas atividades terão como público-alvo professores e alunos de escolas públicas e privadas da capital. Ao término do projeto, será feita uma publicação com o intuito de gerar material educativo que tem o objetivo divulgar os resultados obtidos, conhecimento e os métodos de pesquisa. Para finalizar, Viviene explica que o programa possibilita o intercâmbio entre a vivência acadêmica e o museu, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de educação por meio do contato direto dos estudantes com as realidades concretas e da troca de saberes acadêmicos e práticos.
DH - O Departamento de História da UFMT promove regularmente projetos e programas de extensão, cujo objetivo primordial é oferecer aos docentes, discentes e à comunidade em geral a oportunidade de entrarem em contato com os debates e reflexões sobre a pesquisa e o ensino em História, bem como com publicações desta área de conhecimento e áreas afins. O departamento oferece cursos de graduação nos períodos matutino e noturno, um curso de Segunda Licenciatura em História-PARFOR, por meio de convênio com a CAPES/SEDUC/UNDIME. Oferta ainda cursos de pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado.
O departamento conta com um corpo docente com cerca de 90% de doutores titulados nas mais relevantes instituições de Ensino do Brasil e Exterior. A produção científica dos docentes e discentes do curso de História tem sido apresentada em eventos promovidos por Instituições nacionais e estrangeiras e, em parte, é realizada nos Laboratórios, nos Núcleos e Grupos de Pesquisa, e também em projetos ou programas de extensão nos quais o Curso de História está envolvido, seja na graduação ou pós-graduação.
MASMT - O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso foi fundado em 10 de março de 1980 dentro do Seminário N. Sra. da Conceição. Lá foram reunidas diversas peças do período setecentista, remanescentes da Antiga Catedral do Senhor Bom Jesus e da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
O acervo do MASMT possui 4.486 peças que retratam diversos ciclos históricos da diversidade cultural religiosa do estado. O acervo é constituído por 146 peças de madeira, 22 em gesso e porcelana, 66 em metal, 14 em cerâmica e argila, 11 pinturas e retratos, 3.808 documentais, 173 objetos cerimoniais e 10 construtivos. É composto de imagens, crucifixos, tocheiros, oratórios, castiçais, datados dos séculos XVII, XVIII e XIX e quatro altares, sendo estes: dois altares D. João V aproximadamente do ano de 1730, um altar Rococó, aproximadamente do ano de 1760, um altar Neoclássico do início do século IX remanescentes da Igreja Matriz “Senhor Bom Jesus de Cuiabá” demolida em 14 de agosto de 1.968.
Além de mobiliário, vestuário, fotografias, produções literárias, poéticas, cartas, blocos de anotações e pertences pessoais de Dom Francisco de Aquino Correa “Dom Aquino”, Bispo que atingiu o episcopado com 29 anos de idade, o mais jovem do mundo, além de ter sido o primeiro mato-grossense a entrar para a Academia Brasileira de Letras, também foi presidente do Estado de Mato Grosso, fundador da Academia Mato-Grossense de Letras e do Instituto Histórico Geográfico de Mato Grosso. Criador do brasão e do hino de Mato Grosso. Residiu no prédio do Seminário da Conceição que abriga o museu de 1922 a 1956.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho