28 de fevereiro de 2012

[Comunidade Bahá'í do Brasil] Construção de Casa de Adoração no Chile alcança importante marco


















SANTIAGO, Chile, 24 de fevereiro de 2012, (BWNS) – Um marco significativo foi alcançado no processo de construção da Casa de Adoração Bahá’í da América do Sul com a assinatura de contratos essenciais à empreitada.
O desenho inovador do Templo consiste em nove elementos translúcidos que se erguem do chão – dando a impressão de estar flutuando sobre um espelho d'água – e se encontram numa claraboia central, 30 metros acima.
A estrutura da construção sustentará 500 toneladas de revestimentos interiores e exteriores. A superfície externa consistirá em 3.000 metros quadrados de painéis fabricados com um método inteiramente novo de fusão de vidro. 2.000 metros quadrados de mármore translúcido, roboticamente cortados e esculpidos, criarão uma cobertura que permite a iluminação do interior.
Após 10 meses de propostas e negociações, o contrato para a superestrutura e os revestimentos foi firmado em 16 de fevereiro com a Gartner Steel and Glass GmbH. Sediada na Alemanha, a empresa é conhecida pelo desenvolvimento e construção de estruturas tridimensionais complexas.
“Chegamos a um momento maravilhoso,” disse Siamak Hariri, representante da empresa canadense Hariri Pontarini Arquitetos. “É a culminância de oito anos de pesquisa, design, desenvolvimento, engenharia, preparação do dossiê completo de propostas tanto em espanhol como em inglês, invenção e fusão do vidro – tudo isso, juntamente com o empreendimento de encontrar e adquirir o maravilhoso terreno e preparar as necessárias licenças.”
“Tivemos que provar a nós próprios e aos fabricantes que a construção desse edifício era não somente realizável, mas que o era sob restrições muito complexas de design, limitações orçamentárias e severas condições sísmicas”, disse o Sr. Hariri.
Foi necessário o uso de modelagem e análise computacional de ponta para aumentar a resistência do templo a terremotos severos.
“A geometria e a curvatura tornam essa construção muito complexa, na qual cada elemento atua em conjunto com os demais”, disse ele. “O vidro e a pedra são bastante frágeis e a tolerância muito tênue. Todas as juntas são recluídas, o que significa que o sistema tem de ser bem firme e perfeitamente impermeável. E ao mesmo tempo a estrutura precisa resistir a qualquer movimento rápido da terra.”
Juntamente com o contrato para a superestrutura e revestimentos, outros contratos importantes também foram assinados recentemente. A construção dos alicerces do edifício e todo o trabalho de concretagem foi contratada em 30 de janeiro com a empresa chilena Fernandez Wood Construtora S.A. Em 17 de fevereiro, foi assinado com a EDM-projets, de Paris, o contrato para a feitura dos revestimentos.
“Este é realmente um marco significativo”, disse o gerente de projetos, Saeid Samadi. “Significa que agora temos cronogramas dos empreiteiros, por meio dos quais podemos avaliar o progresso do trabalho e a estimativa para as datas da conclusão.”
As escavações e a terraplenagem para os alicerces e a praça da Casa de Adoração começaram em novembro de 2010. Logo ao final desse estágio, em 9 de fevereiro de 2012, começaram a ser feitas as fundações, o túnel de acesso e a estrutura do pavimento principal e do mezanino.
“Há dois aspectos muito delicados relacionados a esta próxima etapa”, disse o Sr. Samadi. “Em primeiro lugar, ao terminarmos as colunas do porão, serão instalados dez isoladores para a base, fabricados na região da Baía de San Francisco, que isolarão o edifício em si das fundações em caso de atividade sísmica.”
“Em segundo lugar, durante a execução do trabalho de concretagem, as peças de aço, produzidas pelos fabricantes da superestrutura, serão encaixadas no concreto. Isso requer precisão absoluta, pois toda a superestrutura será assentada sobre elas.”
Uma das etapas que já está completada é a construção de toda a infraestrutura essencial para a equipe de construção e trabalhadores. Em breve serão iniciados os projetos, como a criação da infraestrutura do templo e o paisagismo – incluindo espelhos d'água, caminhos, degraus, grades e portões. O planejamento inclui ainda uma via de acesso alternativo de 1,1km, uma praça de acesso e o respectivo portão.
Siamak Hariri atribui o progresso até o momento a “uma excelente dinâmica de equipe.”
“Há uma relação maravilhosa entre nossos engenheiros, arquitetos, administradores, consultores jurídicos – todos trabalhando em conjunto”, disse ele.
Saeid Samadi concorda. “O que faz esse projeto seguir adiante é a amorosa dedicação dos muitos indivíduos que trabalham nele. Procuramos transmitir este espírito a todos os que trabalham nesta estrutura extraordinária.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho