12 de janeiro de 2012

ONGs ecológicas preparam os debates em Porto Alegre


Discussões vão formular ideias para a Conferência da ONU Rio+20
Juarez Sant’Anna

Diversas Organizações Não Governamentais (ONGs) ecológicas vão aproveitar a movimentação da edição descentralizada do Fórum Social Mundial (FSM) 2012 na Região Metropolitana de Porto Alegre para promover debates sobre questões ambientais.

O evento, que está sendo chamado de Fórum Social Temático, vai acontecer de 24 a 29 de janeiro em Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Canoas. E é preparatório à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que levará mais de 100 chefes de Estado ao Rio de Janeiro em junho.

A ONG Grupo Maricá, de Viamão, está organizando com a Faculdade Cenecista de Osório (Facos) o Encontro da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental, nos dias 27 e 28 de janeiro no Jardim Botânico, em Porto Alegre.

O coordenador do Grupo Maricá, Jorge Amaro, afirma que o objetivo principal será discutir o papel da educação ambiental nas políticas públicas. "Precisamos ver de que forma esse assunto está sendo tratado nas escolas e nas universidades brasileiras."

O Núcleo Amigos da Terra (NAT) Brasil é outra ONG que está preparando atividades relacionadas ao Fórum Social Temático. O seminário "Outra Economia" será realizado nos dias 23 e 24 de janeiro, em Porto Alegre. "Dois temas que estão na pauta do evento são a mercantilização da natureza e a promoção de economias alternativas dos povos", explica a coordenadora do NAT Brasil, Lúcia Ortiz.

Pioneira no movimento ecológico no País, a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) vai trazer ao Rio Grande do Sul o monge budista Yoshihiko Tonohira, que vai descrever os estragos causados na usina nuclear de Fukushima, no Japão, a partir do acidente ocorrido após o terremoto de março de 2011.
"Ele vai trazer a realidade do que está acontecendo lá no Japão, que não é absolutamente o que estão contando; ainda há risco de explosão e as pessoas estão muito comprometidas", diz o presidente da Agapan, Francisco Milanez.

O monge Tonohira realizará palestras de 18 a 25 de janeiro em centros budistas, na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Porto Alegre.


Fonte: Jornal do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho