26 de janeiro de 2012

FST 2012: MARCHA DE ABERTURA LEVOU 20 MIL PESSOAS ÀS RUAS DE PORTO ALEGRE

Posted: 26/01/2012 in UBES
 
Porto Alegre, capital dos indignados
Ao som do samba-enredo em homenagem aos trabalhadores brasileiros, com a irreverência jovem, estudantes estudantes saúdam o início do Fórum Social Temático

Provando mais uma vez ser um espaço da pluralidade de pensamento, a marcha teve espaço para as mais diversas causas e ativismos. Iniciada no Largo Glênio Peres, na frente do mercado público municipal, a marcha percorreu a Avenida Borges de Medeiros e finalizou no Anfiteatro Pôr do Sol, onde houve um show de artistas. Além da forte presença da juventude, representantes de movimentos sociais e de diversas organizações não governamentais, participantes da marcha de abertura do Fórum Social Temático (FST), que acontece na cidade entre os dias 24 a 29 de janeiro e tem como tema “Crise capitalista e justiça social e ambiental”.
Os estudantes  protestavam contra o aumento das tarifas de ônibus na capital gaúcha, onde se discute mais um reajuste que pode elevar a tarifa para até R$3,00. Já os trabalhadores transformaram a caminhada num desfile de carnaval, embalados pelo samba-enredo que de maneira irreverente contou na avenida as diferentes lutas que reúne a edição do Fórum. Destaque ainda para a Colcha do Meio Ambiente,  que transformou lixo em arte, preservação da natureza e educação ambiental.
O caminho virou desfile de carnaval. Sob olhares de simpatia e aplauso da população de Porto Alegre, percorrendo em clima de festa popular o caminho da Marcha de Abertura do Fórum Social Temático 2012 em Porto Alegre centenas de trabalhadores e estudantes. No tom de uma festa popular e o ritmo de coração pulsante da caminhada, os estudantes, com toda irreverência, ora sambavam, ora chamavam o “baile funk” reivindicando os 10% do PIB para a educação. Depois de caminhar desde o largo Glênio Peres até o anfiteatro Pôr do Sol, os participantes se concentraram para acompanhar as apresentações culturais

MEIO AMBIENTE É TEMA CENTRAL
Essa edição do Fórum Social Temático traz mais de 900 atividades autogestionadas e é uma etapa preparatória para a conferência Rio+20, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 4 a 6 de junho. O clima do encontro, que reúne participantes de todos os cantos do Brasil e do Mundo, é de pensar e propor alternativas de desenvolvimento para o país. “O Fórum Social Temático volta para discutir a superação do capitalismo e construir novas alternativas de desenvolvimento sustentável. A partir daqui, a UNE vai construir sua pauta para a conferência Rio+20”, explicou a também diretora da UNE, Luiza Lafetá. O modelo de desenvolvimento do país é uma importante pauta do movimento estudantil brasileiro, que reivindica a destinação de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação.

SECUNDARISTAS ORGANIZAM SEMINÁRIO
A União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) aproveita o encontro para levar ao debate importantes temas como o Plano Nacional de Educação (PNE), ensino técnico e ensino sustentável. “A UBES está presente no seminário do FST trazendo sua opinião sobre a situação da economia mundial e aproveitando para realizar o seu Seminário Nacional de Educação”, disse Rarikan Heven, da diretoria da UBES.
A programação de atividades da UNE e da UBES durante o FST contará também com um debate amanhã (27),sexta-feira com o tema “Direitos Humanos, Justiça e Memória”. Participarão o ex-ministro da educação, Tarso Genro; o sociólogo Emir Sade, do CLACSO (Conselho latinoamericano de Ciências Sociais); e o sociólogo português de Boaventura de Souza, da universidade de Coimbra. A ministra da secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, também confirmou presença.

Com informações da UNE e CTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho