24 de janeiro de 2012

FAO defende maior colaboração do Brasil na luta contra a fome


24 de janeiro de 2012 • 10h30Direto de Porto Alegre

O Brasil precisa assumir a responsabilidade que ganhou ao longo dos anos no cenário internacional ajudando países africanos em dificuldades por causa da fome e guerra, opinou o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano. A declaração foi feita durante o debate sobre segurança alimentar com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul, no evento de abertura do Fórum Social Temático, que acontece em Porto Alegre a partir desta terça-feira.
"Quero frisar um apelo para que o Brasil assuma a responsabilidade internacional que ganhou com tantas conquistas internas alcançadas nos últimos anos, que nos colocaram em uma vitrine mundial e em uma colocação nova, de países emergentes. O Brasil atravessa uma transição, de país que sempre recebeu ajuda internacional, para uma país que faz parte do seleto grupo dos doadores internacionais", afirmou durante o evento realizado no Palácio do Piratini, sede do governo gaúcho.
Ele defendeu a criação de uma agência internacional de cooperação, que funcione de forma efetiva, e de uma Embrapa internacional, que atue como agência de cooperação técnica. Graziano ainda valorizou o trabalho da FAO em parceria com entidades representantes da sociedade civil.
Segundo Graziano, a maior parte dos países que sofrem com a fome também sofrem com a guerra, como é o caso da Somália, país que ele deve visitar na próxima semana. Com orçamento de aproximadamente US$ 1 milhão, a FAO tem o objetivo de promover políticas de segurança alimentar em países que sofrem com a fome.
"Não temos um mecanismo global na cadeia da segurança alimentar, não temos uma organização global. A FAO vê a miséria na Somália há mais de 20 anos... o grande problema da fome na Somália é a guerra", disse.
O evento foi o primeiro de diversas outras atividades que fazem parte do Fórum Social Temático que acontece em Porto Alegre e região metropolitana nos próximos dias. O tema do evento é a "Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental", que conta com participação de diversas entidades em um encontro considerado preparatório para o Rio+20, que acontece na capital fluminense em junho.
O Fórum Temático faz parte da programação do Fórum Social Mundial, que nasceu em Porto Alegre, em 2001, mas que hoje é realizado a cada dois anos em diferentes localidades.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho