*Paiva Netto
O Dia Mundial da Religião, em 21 de janeiro, oferece-nos uma  oportunidade para refletir sobre a importância de vivermos em todo o  planeta a Democracia Religiosa — a liberdade de cada um de seguir o  caminho que achar melhor para si, procurando não conflitar com quem quer  que seja por causa de crença ou descrença. Vivamos a Fraternidade  Ecumênica. É o que pensava também o saudoso papa João Paulo II  (1920-2005), porquanto afirmou em viagem apostólica à Índia, em novembro  de 1999: “A liberdade de praticar ou mudar de religião deve ser  considerada um direito fundamental do ser humano”.
 Oportuno, então, o significativo passo dado recentemente pelo governo  federal, por intermédio da ministra Maria do Rosário (Secretaria de  Direitos Humanos), ao lançar a campanha “Democracia, Paz, Religião —  Respeite”. Outra iniciativa é o Comitê de Diversidade Religiosa, criado  para facilitar o diálogo entre representantes de diferentes religiões e  entre pessoas que não têm religião. Com isso, promove-se o debate sobre  políticas públicas com foco no reconhecimento de diferenças, na promoção  da diversidade e principalmente na superação da intolerância. A Cruzada  de Religiões Irmanadas, que Alziro Zarur (1914-1979) deu início na  década de 1950, foi realmente um decisivo avanço para se alcançar essa  Paz que todos almejam.
 Spielberg recebe revista da LBV
 No dia 11/1, Steven Spielberg, consagrado cineasta norte-americano,  que há pouco recebeu o Globo de Ouro 2012 de Melhor Animação, ao passar  em frente ao escritório da Legião da Boa Vontade dos Estados Unidos, em  Manhattan, Nova York (Rua 44, entre as 5a e 6a Avenidas), e ser saudado pelos representantes da LBV, recebeu com simpatia a revista “Globalização do Amor Fraterno”.
 O Portal Boa Vontade destacou: “Spielberg posou fraternalmente para  foto, demonstrando atenção ao trabalho empreendido pela LBV. A  publicação, que já foi entregue a centenas de chefes de Estado,  autoridades e personalidades, no Brasil e exterior, traz recomendações e  boas práticas realizadas pela Legião da Boa Vontade, enfatizando os  resultados efetivos das atividades socioeducacionais da Instituição”.
 Na revista, consta o meu artigo “Oito Objetivos do Milênio —  Responsabilidade de todos os de bom senso”, em que abordo questões do  interesse dos povos, sob a luz da Espiritualidade Ecumênica,  considerando as oito metas estabelecidas pela ONU para o milênio,  ratificadas entre os países membros, válidas até 2015.
 Nota de solidariedade
 Presto minha solidariedade aos familiares e amigos do ex-senador pelo  Distrito Federal Leonel Paiva, que em 8/1, voltou à Pátria Espiritual.  Também jornalista e publicitário, durante muito tempo foi locutor da  “Voz do Brasil”. A espiritualidade ecumênica irradiada do Templo da Boa  Vontade o encantava. Certa ocasião, ao visitar a Pirâmide das Almas  Benditas, dos Espíritos Luminosos, proferiu esta frase emblemática:  “Tudo o que transcende acontece aqui na Legião da Boa Vontade”.
 Ao seu Espírito, que é eterno, onde quer que esteja, as vibrações de Paz da família LBV.
*José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor. 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.