31 de janeiro de 2012

Cortejo "Águas de Oxalá" reúne 300 pessoas em Araras

Araras - O 18º Cortejo "Águas de Oxalá", evento que marca a luta contra o racismo e a intolerância religiosa, reuniu no último domingo várias pessoas de Araras e da região. O público presente pode conferir a tradicional lavagem das escadarias, louvação aos orixás e pode ainda lavar pés, mãos e a cabeça com a água de cheiro preparada especialmente para a ocasião.
De acordo com a organização do evento, promovido pela Comunidade Religiosa Ylê Axé de Iansã, em parceria com a Secretaria de Ação Cultural e Cidadania, aproximadamente 300 pessoas compareceram ao cortejo. "Cada vez mais pessoas de outras etnias, outras crenças, comparecem e acompanham o cortejo, entendendo o real significado da ação. Há várias formas de luta contra a intolerância e o preconceito. Nós, do Ylê, respeitamos todas e usamos a estratégia de realizar, fazer e agir para mostrar que as pessoas são todas iguais", disse o professor Élvio Mota, um dos organizadores do evento.
As atividades foram registradas por fotógrafos não só de Araras, mas também de cidades como Piracicaba, que foi representada por membros do grupo Amigos da Fotografia Piracicaba (AFP), além deprofissionais da imprensa da região. O cortejo saiu do Calçadão "Monsenhor Quércia" e passou pelas principais ruas localizadas no centro da cidade até chegar à Igreja Santa Cruz.
No local, foi realizada a lavagem das escadarias, louvação aos orixás e cânticos. Além disso, foi realizado no domingo, uma confraternização no Sítio Quilombo Anastácia, e a exibição do filme"Besouro", no Centro Cultural "Leny de Oliveira Zurita". Em Araras, o "Águas de Oxalá" teve início ainda na década de 80, com o babalorixá Adailton de Iansã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho