13 de janeiro de 2012

21 de janeiro - DIA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

INICIATIVA DAS RELIGIÕES UNIDAS – URI BRASÍLIA
Brasília,   11 de Janeiro  de 2012.
Circular   01/2011
Caros irmãos e irmãs,
Primeiramente queremos reiterar votos de um ano repleto de saúde, trabalho e realizações a todos e todas, e que possamos continuar sempre juntos no trabalho de colaboração na construção do diálogo e da paz entre as expressões religiosas, bem como, colaborando para o fortalecimento do respeito mútuo e a defesa dos direitos humanos relativos à diversidade religiosa.
Neste dia 21 de janeiro, “Dia Mundial da Religião”; que este ano será num sábado; é também comemorado no Brasil o  Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa”, de forma que não poderíamos deixar de colaborar na lembrança desta data, a qual nos reporta aos compromissos que sempre abraçamos no sentido de trabalhar pela  reconciliação, o diálogo, a cooperação  e a paz entre as religiões.  
Assim, com a experiência de realizações de eventos em anos anteriores sempre com o apoio de diversas organizações, visto a legislação que instituiu a data ser de 2007 (Lei 11.635/2007), estamos buscando colaborar, novamente convidando a todos para somarmos forças desta feita, na realização de uma atividade comemorativa a data, neste próximo dia 21 de janeiro.
Para tanto, considerando  que esta data principalmente aqui em Brasília, acontece num momento em que muitos estão fora do DF, bem como as chuvas; estamos propondo uma atividade simples, que possamos conjuntamente promover, que poderia ser trabalhada da seguinte forma:
- Utilização de um auditório ou espaço coberto
Para tanto encaminhei ofício à SDH, enquanto membro do Comitê da Diversidade Religiosa, solicitando um espaço, sabendo que em sendo possível, poderá ocorrer não no dia 21.01, mas sim num dia normal da semana, estando ainda aberto à outras sugestões por garantia, de preferência em local central.
- Proposta de atividade
Termos uma pequena mesa, ou mesmo uma palestra curta, contextualizando a data, ou mesmo aprofundando a divulgação da Campanha da Diversidade Religiosa, lançada pela SDH – Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Após a(s) apresentação(ções), termos um momento que pudéssemos compartilhar o sagrado de cada religião e tradição presente, encerando a atividade.
Claro que a inclusão de alguma apresentação artística ou cultural, está aberta a partir de sugestões ou disponibilidades., como também estão abertas as pautas propostas.
Ficamos no aguardo de manifestações de todos para fecharmos esta atividade, que já pode ser também preparatória para a “Semana Mundial de Harmonia entre as Religiões”, definida pelas Nações Unidas como a primeira do mês de fevereiro.
Atenciosamente,
 
Elianildo Nascimento e Iza Marina                  
Coordenação URI Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho