28 de dezembro de 2011

Embu das Artes estará no V “Revelando”, de Atibaia

revelando_atibaia
Já está tudo certo para Embu das Artes participar da quinta edição do Revelando São Paulo “Entre Serras e Águas” que, de 5 a 8 de janeiro, acontece no Parque Edmundo Zanoni em Atibaia, juntando encontros tradicionais de congos, moçambiques, folias de reis, bandas e fanfarras, carros e carreiros. Embu das Artes é um dos fundadores do festival, sempre participando, desde sua primeira edição.
A comissão de artistas de Embu das Artes já foi selecionada e estará expondo no stand que será montado no festival; São eles: Silvia Maia (pintura naif), Itamar Lucas (cestaria e trançados de cipó), Ademir José da Silva (escultura em cerâmica) e do escultor Claudio Muniz (escultura em madeira), que é o mais novo (20 anos) e já representa a nova geração de artistas.

Segundo o produtor Sérgio Barbi, da Secretaria de Turismo, que organiza a participação de Embu das Artes no festival , “o stand é a casa de Embu das Artes no Revelando São Paulo que sempre nos representa e identifica”. Barbi conta que sempre houve uma identificação muito grande entre os artistas de várias outras cidades e de visitantes do festival com o stand de Embu das Artes, sempre promovendo empatia, saudades e promessas de visitas.

Clique aqui e veja o convite.

V Revelando “Entre Serras e Águas” 

informações do site http://revelandosaopaulo.org.br/
O Revelando São Paulo se consolida como o grande evento de cultura tradicional das gentes paulistas, abrigando as vertentes da Cultura de Paz, e da convivência harmoniosa com a diversidade de tradições religiosas e étnicas. São expressões de nossa rica diversidade cultural, no artesanato, na culinária e demais manifestações tradicionais.
A 5ª Edição do Revelando São Paulo Entre Serras e Águas, ancorada em Atibaia, congregará municípios da Grande São Paulo, Campinas e os fronteiriços de Minas Gerais.
Ao franquear os espaços de exposição, e acolher os participantes dos vários municípios, o Programa dinamiza a divulgação e comercialização de seus produtos. É a validação de uma política pública relevante e corajosa. E mais, o Revelando é encontro, é integração, é possibilidade. É festa cultural que anima e enleva nossas almas caipiras.
- Artesanato Identitário
- Culinária Característica
- Encontro de Congos e Moçambiques
- Encontro de Carreiros e Carros de Bois
- Encontro de Folias de Reis
- Apresentações - Catira, Dança de São Gonçalo e Violeiros
- Festival da Amizade

V ENCONTRO DE CARREIROS E CARROS DE BOIS

O gosto pelo trato com os animais é notável em São Paulo. Sua expressão mais significativa se dá nas inúmeras romarias a cavalo e em charretes, que se organizam em quase todo o estado rumo aos reconhecidos centros de peregrinação ou pura e simplesmente a passeio. Nos campos e serras faz uso de veículos de tração animal (bois ou cavalos) charretes, carroças, carretões ou carros de bois. Estes, os carros de bois, grandes aliados do homem nos trabalhos rurais, mostram-se, ainda hoje, a solução adequada para todos os tipos de terrenos, até os mais íngremes e acidentados e sem o menor vestígio de abertura de estrada. Em muitos casos, é o veículo imprescindível: sem os mesmos fica impossível o traslado de produtos e materiais variados.

O Encontro de Carreiros e Carros de Bois deverá reunir número significativo de representantes de São Paulo e da região fronteiriça de Minas.
Convidamos a todos para o encontro do rural com o urbano. Uma oportunidade de conhecer as antigas tradições de ver os carros de bois pelas ruas das cidades de Atibaia e Bom Jesus dos Perdões

V ENCONTRO DE FOLIAS DE REIS

Ternos de Reis, Folias de Reis, Reiadas ou simplesmente Reis, fazem parte de um complexo de manifestações do Ciclo de Natal. São grupos que por devoção, por gosto ou função social peregrinam de casa em casa do dia de Natal até 6 de Janeiro em algumas regiões, e até 20 de Janeiro em outras.
Em cantoria fazem uso de temas religiosos, da Profecia ao Nascimento de Jesus Menino, à Visita dos Reis Magos. Cumprem sempre, aproximadamente, os mesmos rituais de chegada e despedida. Afora esse período festivo, anualmente são organizados em várias regiões do estado grandes Encontros de Folias de Reis que chegam a mobilizar consideráveis números de grupos foliões.
Reiada (o conjunto de reis) é o nome que estas manifestações recebem no Litoral Sul de São Paulo, e no médio e baixo Vale do Ribeira, com peculiaridades regionais. No Revelando São Paulo denomina o afluxo de folias de reis, que no caso do Entre Serras e Águas coincide com o próprio período natalino.
O Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas está inserido no ciclo natalino e durante os dias do evento serão muitas apresentações das manifestações culturais tradicionais.

(texto de Toninho Macedo - divulgação)

Arney Barcelos
22/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho