4 de novembro de 2011

Órgãos de comunicação social devem manter pluralismo de diferentes correntes da sociedade


Luena - Os órgãos de comunicação social públicos e privados devem continuar a garantir o pluralismo e a diversidade política, religiosa e representações das diferentes correntes da sociedade para se construir uma sociedade mais democrática e harmoniosa em todos os contextos.
 
Presidente da Entidade Regulador da Comunicação Social Lusa, Azeredo Lopes
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
Presidente da Entidade Regulador da Comunicação Social Lusa, Azeredo Lopes

 
 
A afirmação foi defendida hoje, no Luena, pelo presidente da Entidade Regulador da Comunicação Social portuguesa, Azeredo Lopes, durante a discussão do tema "A Liberdade de Imprensa no Contexto Global", dissertado no VII conselho consultivo do Ministério da Comunicação Social.
 
Segundo o professor universitário, o espaço público (jornal, rádio, televisão entre outros) é hoje escrutinado em permanência pelos cidadãos, daí a importância dos jornalistas informarem com rigor, verdade e isenção, tendo em conta o seu papel de educador dos co-cidadãos.
 
Caso não se respeita as normas jornalísticas, continuou o responsável, os cidadãos poderão tender a confundir a informação cidadã com a jornalística, o que significa um empobrecimento da função essencial que se atribui à liberdade de imprensa.
 
"É por isso muito importante que o cidadão perceba e acredite naquilo que lê num jornal, ouve na rádio e vê e ouve na televisão e que lhe reconheça a marca própria do jornalismo", disse.
 
Insistiu na necessidade de os órgãos de comunicação social serem mais fortes e responsáveis, perante uma globalização "agressiva" de um jornalismo que se distinga da simples liberdade de expressão e de opinião.
 
 
"Não é verdadeira a afirmação de que uma liberdade de imprensa verdadeira é uma liberdade ilimitada", reprovou, ao referir-se ao tema em causa.
 
 
 
Os debates do primeiro dia do VII conselho consultivo do Ministério da Comunicação Social prosseguem com abordagem da apresentação e discussão do relatório de actividades do ministério do período 2010-2011, apresentação dos relatórios das actividades das províncias, considerações dos directores nacionais e termina com considerações da titular da pasta, Carolina Cerqueira.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho