22 de novembro de 2011

Brasileiros desconhecem realidade indígena, aponta pesquisa


A Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas divulga nesta terça (22) o resultado da pesquisa “Índios do Brasil: Demanda dos Povos Indígenas e Percepções da Opinião Pública”, realizada pelas fundações Perceu Abramo e Rosa Luxemburg (Alemanha).


A pesquisa entrevistou 2.600 pessoas em todo o país. De acordo com o levantamento, a maioria dos brasileiros tem uma visão idealizada sobre os povos indígenas. A população não conhece a realidade dos povos indígenas, seus principais problemas e conflitos, os direitos desses povos ou as ameaças às terras que lhes pertencem.

Segundo o resultado, 88% dos entrevistados não souberam responder quantos povos indígenas existem no Brasil (mais de 250 povos). Além disso, 63% respondeu que a população indígena diminuiu nas últimas décadas, quando na verdade aumentou.

Participam do lançamento da pesquisa a vice-coordenadora da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas, deputada Dalva Figueiredo (PT-AP); o presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda; o coordenador da pesquisa, Gustavo Venturi; o representante do Inesc, Ricardo Verdum; e um representante da Funai.

Relançamento

Na solenidade também ocorrerá o relançamento da frente parlamentar, que agora passará a ser coordenada pelo deputado Padre Ton (PT-RO). Na ocasião, uma liderança indígena fará a entrega simbólica da proposta de Estatuto dos Povos Indígenas ao grupo.

De acordo com Ton, aprovar o estatuto, que aguarda votação no Congresso já há mais de 20 anos, será o grande desafio da frente.

Atualmente, tramita na Câmara uma proposta de Estatuto das Sociedades Indígenas (Projeto de Lei 2057/91), mas sua tramitação está paralisada desde 1994, quando foi aprovado por uma comissão especial.

O lançamento será realizado às 14 horas, no Salão Nobre da Câmara.

Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho