24 de agosto de 2011

Islã: Religião e Civilização, Uma Abordagem Antropológica

 

O antropólogo Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto, professor da UFF e pesquisador associado do InEAC está lançando o seu livro “Islã: Religião e Civilização, Uma Abordagem Antropológica” pela editora Santuário.
O livro foi escrito como um texto introdutório sobre o islã para um público não especializado no assunto, porém interessado em adquirir o instrumental analítico necessário compreender melhor o universo religioso e civilizacional do mundo muçulmano. Nele são apresentados os principais elementos doutrinais e rituais do sistema religioso islâmico, assim como os marcos factuais da história da civilização islâmica relevantes para uma compreensão empiricamente embasada do mundo muçulmano.
A análise feita da história islâmica é informada pela pesquisa etnográfica que vem sendo realizada pelo autor desde 1999 sobre o sufismo na Síria contemporânea, assim como pelo trabalho de campo realizado desde 2003 nas comunidades muçulmanas no Brasil. A perspectiva teórica adotada neste livro visa permitir uma compreensão mundo muçulmano que leve em consideração a sua pluralidade cultural e histórica.
Assim, este livro propõe uma abordagem antropológica do islã, ou seja, ele se ocupa do islã enquanto fenômeno social e cultural, e não enquanto verdade teológica. O islã tratado neste livro é aquele que existe nas crenças, rituais e práticas elaborados, realizados ou reivindicados por pessoas que se identificam como muçulmanos, independente do fato deles poderem ser criticados e/ou condenados por outros muçulmanos. Do mesmo modo, as formas de radicalismo e violência praticadas em nome do islã são tratados aqui como fenômenos sociais cujos contextos e processos de construção devem ser analisados e compreendidos para além dos discursos estigmatizantes sobre o “terrorismo islâmico”.

O livro pode ser adquirido no próprio site da editora Santuário: http://www.editorasantuario.com.br

Um comentário:

  1. Deve ser uma excelente leitura, ainda mais agora com tanta transformação que está acontecendo por lá!

    ResponderExcluir

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho