13 de julho de 2011

IV Congresso Brasileiro de Umbanda do Século XXI

FTU – Faculdade de Teologia Umbandista 

Arte, Filosofia e Ciência nas religiões afro-brasileiras – a FTU promovendo o diálogo interdisciplinar

De 12 e 13 de novembro de 2011

INFORMAÇÕES
11 5031.8110
11 5031.8852


Alguns Conferencistas

VOLNEY JOSÉ BERKENBROCK, doutorado em Teologia pela Faculdade de Teologia Católica da Universidade Federal de Bonn, Alemanha (Rheinische-Friedrich-Wilhelm-Universität 1995). Atualmente é professor do programa de pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em História das Religiões, atuando principalmente nos seguintes temas: eclesiologia, diálogo inter-religioso, história das religiões, igreja católica, cristianismo e candomblé.

SILAS GUERRIERO, doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC-SP, com tese sobre os jogos divinatórios na cidade de São Paulo. Sua dissertação de mestrado é sobre o Movimento Hare Krishna no Brasil. Leciona no Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP desde 1991, onde atualmente é chefe de departamento (gestão 2005-2007). Sua área de pesquisa é Antropologia da Religião, especialmente novos movimentos religiosos e religião na modernidade. É autor de: A magia existe? (editora Paulus, 2003), organizador dos livros Antropos e Psique - o outro e sua subjetividade (editora Olho Dágua, 2000) e O estudo das religiões: desafios contemporâneos (editora Paulinas, 2003) e autor de vários artigos na área. É coordenador do Grupo de Pesquisa Religião e Modernidade da ABHR - Associação Brasileira de História das Religiões e membro efetivo da ACSRM - Associação de Cientistas Sociais de Religião do Mercosul e da ABA - Associação Brasileira de Antropologia.

SERGIO FIGUEIREDO FERRETTI, 
graduado em História (UB/UFRJ - 1962) e Museologia (MHN/ Uni Rio - 1962), Mestre em Ciências Sociais - Antropologia (UFRN - 1983) e Doutor em Ciências - Antropologia Social (USP - 1991). Professor Emérito da Universidade Federal do Maranhão tendo sido Coordenador da Graduação em Ciências Sociais e dos Mestrados em Políticas Públicas e em Ciências Sociais. Áreas preferenciais de pesquisa e orientação: religiões afro-brasileiras, tambor de mina, Casa das Minas, cultura popular, tambor de crioula e sincretismo. É autor de artigos em periódicos científicos, capítulos de livros e livros. Membro de conselhos editoriais de vários periódicos científicos. Membro da Comissão Maranhense de Folclore.

 MUNDICARMO MARIA ROCHA FERRETTI é Professora Emérita da UEMA. Possui graduação em Filosofia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (1966), mestrado em Administração Pública (Pessoal) pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1975), mestrado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983) e doutorado em Ciências - Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1991). É professora titular aposentada da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2002), professora adjunto iv aposentada da Universidade Federal do Maranhão - UFMA (1992). Atualmente é Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas (Dr e MS) e de Ciencias Sociais (MS) da UFMA; Sub-coordenadora do Grupo de Pesquisa "Religião e Cultura Popular" - GPMINA - DESOC/UFMA; membro titular da Associação Brasileira de Antropologia - ABA, da Comissão Maranhense de Folclore - CMF, e Secretária-administrativa do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira - INTECAB-MA . Tem experiência de ensino e de pesquisa na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: religião afro-brasileira, tambor de mina, pajelança de negro, sincretismo, cultura popular e Maranhão.

FTU – Faculdade de Teologia Umbandista
Avenida Santa Catarina, 400 – Vila Alexandria – São Paulo – SP
Telefones: 11 5031.8852 11 5031.8110       
www.ftu.edu.br
faculdade@ftu.edu.br
http://espiritualidadeciencia.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho