21 de julho de 2011

Cuiabá sedia IV Teia Centro-Oeste e é palco da diversidade cultural


Cuiabá / Várzea Grande, 19/07/2011 - 13:10.
Da Redação

Ebulição cultural. A IV Teia - Fórum Regional dos Pontos de Cultura do Centro-Oeste promete movimentar Cuiabá entre os dias 22 e 24 de julho. Durante este encontro, cerca de 250 gestores dos Pontos de Cultura de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal estarão reunidos no Centro Histórico da Capital para trocar experiências e mostrar a diversidade étnica cultural do Centro-Oeste.
A programação tem início, na tarde da próxima sexta-feira (22.07), com a abertura do IV Fórum Regional dos Pontos de Cultura, que será realizado na Galeria de Artes da Secretaria de Estado de Cultura. Logo mais à noite o espaço das discussões cede lugar e é a vez da diversidade cultural subir no palco. Circo, teatro, orquestra, hip hop, maracatu, cururu e siriri são algumas das atrações que vai abrilhantar a primeira noite da Mostra Cultural. Para quem não quiser dormir cedo, a programação cultural continua no Museu Casa Dom Aquino, localizado na avenida Beira Rio.
De acordo com o secretário de Estado de Cultura, João Antônio Cuiabano Malheiros, Cuiabá está de braços abertos para receber os pontos de cultura dos estados vizinhos. “Entendemos a importância deste encontro e por isso é fundamental esse intercâmbio com os outros estados para fomentar cada vez mais o fazer cultural, possibilitando assim a ampliação do Programa”, afirma.
Dando continuidade a programação, o Fórum prossegue no sábado (23.07) pela manhã. Os gestores serão divididos em Grupos de Trabalhos que irão discutir eixos temáticos como artes cênicas, música, patrimônio e memória, cultura digital e audiovisual, artes visuais, cultura popular e artesanato, gestão e economia da cultura e literatura.
Manifestações tradicionais como o Curusé (Porto Esperidião/MT), os Mascarados (Poconé/MT), maracatu, maculelê, rasqueado farão parte da segunda noite da Mostra Cultural. Paralelamente ao Fórum, haverá uma Mostra de Filmes que irá apresentar a produção audiovisual dos Pontos de Cultura e também uma Mostra de produtos e serviços desenvolvidos por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho