31 de maio de 2011

A Trindade Universal e a natureza das vibrações espirituais por Manoel Lopes


Na doutrina seguida pelo Núcleo Mata Verde, separamos bem a natureza material da natureza espiritual.
Já tivemos oportunidade de explicarmos estes dois conceitos em outras orientações doutrinárias, que podem ser encontradas no site www.mataverde.org , ou nos cursos a distância oferecidos no site www.mataverde.org/ead

Matéria e Espírito são  dois elementos básicos do universo, matéria nunca poderá se transformar em espírito, assim como espírito nunca se transformará em matéria.


O espírito age sobre a matéria (energia), mas não é e nem se transforma em matéria ou energia.


Embora seja um conceito simples, encontramos em muitas publicações, principalmente nos chamados “romances psicografados”, estes erros conceituais e que acabam confundindo os umbandistas.


Como já mencionamos no texto “Matéria e Espírito (Aiyê e o Orun)”, matéria e energia se relacionam através da conhecida lei E=mc².


A física afirma que matéria se transforma em energia e energia se transforma em matéria. ( E=mc²)


Como espírito e matéria são elementos básicos e primordiais  não podemos de forma alguma afirmarmos que espírito é uma forma de energia.


ESPÍRITO NÃO É MATÉRIA E MUITO MENOS  ENERGIA.
Mas então o que é o espírito?
Para entendermos melhor a natureza do espírito e a realidade do mundo espiritual, precisamos entender primeiro alguns conceitos básicos; o que faremos a seguir.


É natural que alguns espíritos ao se comunicarem com os encarnados tentem através da ANALOGIA descrever a realidade do mundo espiritual.


Somente desta forma poderão, de alguma maneira, nos mostrar um pouco da vida do além-túmulo.


Mas analogia não significa realidade.


 ANALOGIA É VOCÊ FAZER SEMELHANÇAS ENTRE COISAS DIFERENTES.
Quando um espírito nos diz que vive em um castelo, que mora em uma caverna, que utiliza uma espada de metal, que usa roupas de couro, que possui um chapéu, cachimbo etc... ele está somente fazendo uma analogia com elementos da realidade material.


Quando lemos sobre cidades espirituais, umbral, hospitais e demais construções espirituais são somente analogias que o espírito comunicante se utiliza para explicar a realidade espiritual.


Os espíritos se apresentam utilizando roupas, das mais diversas naturezas, mas será que existem na dimensão espiritual alfaiates e costureiras? Existem confecções? Fabricas de tecidos? As construções das cidades espirituais e hospitais são feitas de pedras, tijolos e cimento? Existem pedreiros? É comum alguns espíritos utilizarem cachimbos; será que existem fabricantes de cachimbo na espiritualidade? Plantações de fumo? O espírito se alimenta? Ele tem boca, estômago e intestino? Existem banheiros na espiritualidade?


Poderíamos ficar relacionando muitos exemplos, mas acreditamos ser desnecessário. Penso que estes são suficientes para me fazer entender.
Todas estas descrições feitas pelos espíritos são somente analogias, a realidade espiritual é bem diferente da realidade material.


O universo material é de natureza totalmente diferente da natureza do universo espiritual.


A Trindade universal.
Estudamos na doutrina umbandista seguida pelo Núcleo Mata Verde, que existe uma trindade universal.


Esta Trindade Universal é apresentada, na doutrina espírita (Kardecista), na pergunta de número vinte e sete do livro dos espíritos:


27. Haveria, assim, dois elementos gerais do Universo, a matéria e o espírito?
E a resposta foi:
“Sim, e acima de ambos Deus, o Criador, o pai de todas as coisas. Essas três coisas são o princípio de tudo o que existe, a trindade universal...”


Na doutrina dos Sete Reinos Sagrados (doutrina umbandista) também aceitamos este conceito de que estas três coisas são o princípio de tudo o que existe.
Este mesmo conceito é encontrado na religião africana quando nos referimos a:
Olorum (Deus o criador)
Aiyê (O universo material)
Orum (O universo espiritual)
Se não bastasse este relacionamento entre religião africana e espiritismo, podemos ainda ir buscar o conhecimento na Gênese Mosaica.
Bíblia, Gênesis – Capítulo 1 – Versículo 1
“No princípio criou Deus os céus e a terra.”
Se entendermos a terra como o universo material e os céus como o universo espiritual, estamos diante da trindade universal:
Deus (O criador)
Terra (O universo material, o Aiyê)
Céus (O universo espiritual, o Orum)
Portanto este é um dos princípios basilares da doutrina dos Sete Reinos Sagrados, doutrina ensinada pelo Caboclo Mata Verde.
Embora o espírito atue sobre a matéria eles são totalmente diferentes.

ESPÍRITO NÃO É MATÉRIA!
ESPÍRITO NÃO É ENERGIA!

O UNIVERSO MATERIAL
O que existe no universo material?
Podemos dizer, de forma simples e rápida, que existe o nosso corpo e tudo aquilo que estamos acostumados a ver, ouvir e pegar.
O ar, a água, as pedras, o som, os metais, a madeira e tudo aquilo que a física estuda e equaciona.
Além dos itens relacionados acima podemos incluir a eletricidade, o magnetismo, a gravidade, o calor, a radioatividade, as ondas eletromagnéticas que podemos relacionar com as ondas luminosas, ondas de radio, microondas, sinais de TV etc...
O som é uma vibração mecânica, é o ar que vibra e estas vibrações chegam até nosso o ouvido (tímpano) e é desta forma que conseguimos ouvir as músicas, os pontos cantados, e podemos conversar e nos comunicar através da fala. Se não existisse o ar (teríamos o vácuo) não conseguiríamos conversar ou ouvir as vibrações sonoras emitidas por uma fonte sonora.
No espaço sideral não existe som.
Quando, na umbanda, falamos em PONTOS CANTADOS estamos falando de AR, e este é o motivo de dizermos, quando estudamos a doutrina dos sete reinos sagrados, que o Ponto Cantando é uma magia (manipulação energética) relacionada ao reino do AR.

A luz já é uma vibração eletromagnética, significa que é uma vibração de um campo elétrico e de um campo magnético.
De acordo com a freqüência desta vibração enxergamos as cores. Além da luz visível existem outras vibrações eletromagnéticas existentes no universo. (infravermelho, ultravioleta, ondas de rádio, raios X,  microondas etc...)
A luz não precisa de um meio para se propagar.
Antigamente se falava em ÉTER, mas é um conceito ultrapassado e fora de uso.

O éter luminífero seria um meio elástico hipotético em que se propagariam as ondas eletromagnéticas, e cuja existência contradiz os resultados de inúmeras experiências, já não sendo, por isso, admitido pelas teorias físicas.
Pedimos desculpas por estarmos falando muito em conceitos físicos, mas é necessário para que possamos entender melhor a realidade espiritual que estudaremos mais adiante.
Campo elétrico e Campo Magnético
Faremos um breve comentário sobre o conceito de campo, principalmente sobre o campo elétrico e o campo magnético que praticamente todos conhecem e estudaram nos cursos básicos.
Dizemos que ao redor de um elétron existe um campo elétrico, ou seja, ao aproximarmos alguma partícula que possua carga elétrica deste elétron sentiremos a presença de uma força. Se aproximarmos,deste elétron,  uma partícula de carga positiva teremos uma força de atração, se aproximarmos uma carga negativa teremos uma força de repulsão.
Podemos afirmar que campo é uma região ao redor de um determinado elemento, onde se processa uma perturbação.
Além do campo elétrico, temos o campo magnético, o campo gravitacional etc...
Podemos estender o conceito para outros tipos de campos: campo visual, campo sonoro, etc...
Vivemos sobre a ação de diversos campos. O campo gravitacional da Terra é de grande importância para a vida do planeta.
Quando você solta algum objeto e este objeto cai no chão, dizemos que ele foi atraído pela Terra por estar dentro do campo gravitacional do planeta.
A lua gira ao redor da Terra em função da força gravitacional do nosso planeta e todos sabem da importância da “força lunar” em nossa existência.
Você já deve ter percebido que vivemos sob a ação de muitos campos, alguns já foram estudados e são bastante conhecidos, outros ainda são desconhecidos pela humanidade.
Na doutrina seguida pelo Núcleo Mata Verde estudamos um campo que foi apresentado pelos mentores da casa e que ainda não é do conhecimento da ciência tradicional, este campo foi chamado de CAMPO ESTRUTURAL.
Em outra oportunidade estaremos estudando em detalhes o CAMPO ESTRUTURAL.
Vibrações eletromagnéticas
Como vimos acima, a luz é uma vibração eletromagnética, isto significa que ela é uma vibração composta por alterações no campo elétrico e no campo magnético de uma determinada partícula elétrica..
Quando produzimos alterações nos campos elétricos e magnéticos obtemos ondas ou vibrações eletromagnéticas.
Estas vibrações são de origem material, ou seja, existem no universo material (espaço-tempo) e foram exaustivamente estudadas pela física.
Iremos estudar agora o universo espiritual.
UNIVERSO ESPIRITUAL
Começaremos nosso estudo com uma série de perguntas.
Existe luz (ondas eletromagnéticas) na dimensão espiritual?
Existe calor na dimensão espiritual?
Existe gravidade na dimensão espiritual?
Existe radioatividade na dimensão espiritual?
Existe som na dimensão espiritual?
Existem ondas de radio, de TV, microondas na dimensão espiritual?
Existe água, ar, gases, pedras, plantas, animais, fogo?
Existem elétrons, prótons e demais partículas atômicas?

A RESPOSTA PARA TODAS ESTAS PERGUNTAS É NÃO!
Todos estes elementos relacionados acima, e muitos outros, estão presentes somente no universo material, pertencem a realidade material ao AIYÊ.
Mas se tudo isto não existe no universo espiritual o que existe então?
Pense um pouco antes de responder.
O que existe na dimensão espiritual?
A resposta é bem simples:

EXISTEM OS ESPIRITOS!
Se na dimensão material temos o corpo físico e a matéria, na dimensão espiritual encontramos o espírito.
Sabemos que a matéria pode ser dividida, quebrada, separada; nosso corpo é um organismo.
Nosso corpo é formado por órgãos: coração, fígado, estômago etc...
Já o espírito é INDIVISIVEL.

Não podemos dividir o espírito.
Não podemos, por exemplo, tirar o coração do espírito, um braço, uma perna, a cabeça etc...
O espírito não tem boca, ouvidos, nariz, cabeça etc...

O ESPÍRITO É ÚNICO E INDIVISIVEL
Este é mais um conceito importante da doutrina dos sete reinos sagrados.
O espírito não precisa de nariz para sentir cheiros ou respirar, não precisa de boca para falar ou comer, não precisa de ouvidos para ouvir... ele é todo sensibilidade, ele percebe todas as modificações do meio externo sem a necessidade dos órgãos do sentido que nosso corpo animal possui.
Pense bem:
Será que o espírito irá morrer se ficar sem respirar?
O espírito irá morrer se ficar sem se alimentar, sem beber água?

Em outro texto iremos nos aprofundar no estudo da natureza do espírito, agora vamos responder a questão proposta que é: O que existe na dimensão espiritual?
Sabemos que existem espíritos!
E o que estes espíritos fazem?
Entre outras coisas eles pensam e se emocionam.
Pensar e se emocionar são atributos do espírito, uma pedra não pensa, não cria, não se emociona.
Podemos afirmar então que um espírito produz ao seu redor “alterações” mentais e emocionais; eles possuem (geram) campos mentais e emocionais.
Fazendo analogia (somente uma analogia) entre os campos elétricos e magnéticos, que ao sofrerem alterações, geram ondas eletromagnéticas; podemos dizer que ao sofrerem alterações estes campos mentais e emocionais geram as ondas mento-emocionais.
Ondas ou vibrações de natureza mental e emocional são vibrações geradas pelos espíritos que chamamos devibrações mento-emocionais.
Estas vibrações mento-emocionais são geradas pelos espíritos, então podemos dizer que são VIBRAÇÕES ESPIRITUAIS.
Vibrações espirituais
Conforme definimos acima, são vibrações geradas pelos espíritos e possuem natureza mental e emocional.
Estas vibrações espirituais NÃO SÃO vibrações de natureza eletromagnética conforme estamos cansados de ler em determinados livros.
Estas vibrações espirituais existem e se propagam no universo espiritual e são geradas por todos os espíritos existentes, e não são de natureza material.
As vibrações espirituais são responsáveis, entre outras coisas, pela comunicação entre os espíritos e pela manutenção do que chamamos de CAMPOS ESTRUTURAIS.

AS VIBRAÇÕES ESPIRITUAIS SÃO DE NATUREZA MENTAL E EMOCIONAL (não são materiais)
Este é outro conceito basilar da doutrina dos Sete Reinos Sagrados.

São Vicente, 29/05/2011

Manoel Lopes – Dirigente do Núcleo Mata Verde
www.mataverde.org

Obs.(1): Divulgue a vontade este texto, somente não se esqueça de citar a fonte.
Obs.(2):Para se aprofundar neste assunto sugerimos que faça o curso EAD do Núcleo Mata Verde, no sitehttp://www.mataverde.org/ead


Visite RBU - Rede Brasileira de Umbanda em: http://www.rbu.com.br/?xg_source=msg_mes_network

 
Para controlar os emails que você receberá em RBU - Rede Brasileira de Umbanda, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho