Como as ferramentas de comunicação podem auxiliar nos processos que envolvem a gestão de projetos culturais.
15 Agosto 2011 - 17 Agosto 2011
19h30m às 22h30m
9 horas
O curso oferece um panorama sobre o contexto da comunicação nos dias de hoje e estimula a reflexão sobre a importância desse tema na área cultural. Destinado a profissionais e estudantes das áreas de comunicação, gestão cultural e marketing.
Comunicação e cultura tem alguma coisa a ver? A resposta é sim, um exemplo disso é o ministério Francês onde se lê Ministère de La Culture et de La Commuincation. Para nós essa junção soa estranha mas se analisarmos melhor, nada mais natural do que juntar essas duas disciplinas, ou melhor, analisar que no cotidiano elas já estão juntas. Na cultura o assunto comunicação sempre existiu, afinal quem nunca pensou em fazer um anúncio para seu evento musical? Nunca panfletou sua peça de teatro? Ou até mesmo fez um blog para expor seus textos ou pensamentos? Agora a comunicação usando da cultura como diferencial, agências de propaganda comprando empresas de eventos culturais, anunciando e utilizando leis de incentivo, alguma coisa está estranha? Não, até que demorou. Uma vez perguntaram a Vicente Ferreira Pastinha, mestre da cultura tradicional do começo do século XX que ficou conhecido por ensinar a arte da capoeira na cidade de Salvador – Bahia, o que era cultura? Ele respondeu: É tudo o que a que a boca come.
Podemos definir superficialmente que cultura é tudo o que não é natureza, o que você veste, que música escuta, o restaurante que freqüenta, o carro que gosta e assim vai. Então, nada mais natural do que a comunicação ter em seu cerne a cultura como bem de consumo. Nesse sentido, a cultura e comunicação serão as ferramentas essenciais para a construção de um cenário promissor para o Brasil nos próximos 10 anos, momento em que grandes eventos culturais e esportivos aportarão por aqui e a cultura brasileira estará no centro das atenções.
O curso pretende de maneira coletiva e colaborativa passar por essas questões sem o compromisso de esgotá-las mas trazendo casos reais do dia a dia e, assim, fomentar a reflexão dos participantes perante o assunto que nos desafia.
Coordenação:
Bento Andreato
É pós graduado em Design Estratégico pelo Instituto Europeu de Design, sócio da Andreato Comunicação e Cultura, empresa que desenvolve conteúdo e estratégias de comunicação aos mercados corporativos e governamentais. Ativista cultural participou de projetos culturais no Brasil como a Teia 2007 e Fórum Global de Sustentabilidade e é presidente do conselho fiscal do Instituto Pensarte. Um dos seus principais projetos é a publicação Almanaque Brasil que circula mensalmente há 12 anos nos aviões da TAM, bancas e bibliotecas públicas espalhada pelo País.
Programa:
AULA 1.
Introdução aos conceitos de comunicação.
- História da comunicação
- Comunicação humana e mecânica
- Panorama atual da comunicação
- A relação entre comunicação e cultura
- Reflexão e conversa entre o grupo
AULA 2.
A comunicação nos projetos culturais
- Análise de cenários futuros
- Oportunidades de negócio
- Processos criativos no mundo
- Design dos projetos
- Reflexão e conversa entre o grupo
AULA 3.
Cases de projetos
- Apresentação de cases
- Bate papo e reflexão coletiva
Professores:
Local:
CEMEC - Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura.
Rua Professor Frontino Guimarães 302, Vila Mariana - São Paulo / SP.
Metrô - estação Vila Mariana - Linha 1 Azul. View Larger Map
Inscrição:
R$ 480,00 (quatrocentos e oitenta reais)*Desconto de 10% para pagamentos à vista até o dia 08 de agosto.*Alunos participantes de outros cursos do CEMEC tem desconto automático de 15% em qualquer forma de pagamento.
Formas de pagamento:
- À vista no boleto ou depósito em conta.
- Parcelado em até duas vezes no boleto.
Mais Informações:
+55 (11) 2389.5708
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.