19 de abril de 2011

Culto marca início da Semana do Índio




Um culto ecumênico realizado na manhã desta segunda-feira (18), no Centro de Produção e Comercialização do Artesanato Indígena de Roraima Ko’Go Damiana, onde funciona há um mês a Secretaria Estadual do Índio (SEI), marcou o início das comemorações da semana do índio.

Várias autoridades do governo estadual, entre elas o chefe do Executivo José de Anchieta, representantes da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiurr), da Associação dos Povos Indígenas de Roraima (APIR), da Associação dos Povos Indígenas da área São Marcos, e tuxauas de todos os municípios que têm população indígena participaram da celebração religiosa.

Com apresentações em língua Wapixana do coral da Comunidade de Sorocaima I, no município de Pacaraima, e dança parixara por índios da Associação Wikiri, de Boa Vista, o culto foi marcado por homenagens à população indígena, que comemora nessa terça-feira (19), a data cívica criada, em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas para celebrar o Dia do Índio.

De acordo com o secretário-adjunto do Índio, Ozélio Izidoro, durante esta semana haverá em todas as comunidades eventos culturais em comemoração à data. O secretário titular, Hipérion de Oliveira, ressaltou que o Estado tem dez etnias e 300 comunidades indígenas, portanto deve se dedicar à igualdade, por meio de políticas públicas, e respeitar as diferenças.

Representando a Comunidade da Raposa, o índio Macuxi Caetano referiu-se à “perda de 40% da cultura ancestral de grande parte da população indígena de Roraima, mas mencionou avanços importantes. “Os índios estão acompanhando o desenvolvimento, temos um secretário-adjunto, vereadores e prefeitos indígenas, então isso representa uma evolução para os povos indígenas”, disse.

Um dos convidados do culto ecumênico, o procurador de Justiça Edson Damas destacou que Roraima é “proporcionalmente o Estado mais indígena do Brasil” e elogiou as ações de governo em prol das comunidades formadas por esse segmento social.

“Fico feliz ao visitar o interior e perceber a presença do Estado com oferecimento de serviços. Estive na semana passada em comunidades de Pacaraima e fiquei sabendo que o governador tinha acabado de entregar computadores em uma escola indígena”, afirmou Edson Damas.

Governo O governador José de Anchieta enumerou ações que o Estado desenvolve em áreas indígenas e falou de sua participação no último sábado no Dia de Campo realizado pela Comunidade da Ilha, na região do Passarão, para colheita de melancia e apresentação do projeto de irrigação por gotejamento que, segundo ele, será levado para outras comunidades.

Anchieta ressaltou as 222 escolas indígenas mantidas pelo governo, a inauguração de mais uma unidade educativa, ocorrida na semana passada na Comunidade Nova Esperança, em Pacaraima, e a entrega de quase 300 computadores a estudantes indígenas também em Pacaraima como esforços do Estado para levar aos índios atendimento igualitário.

“Nossa intenção é levar o braço do Estado para todas as localidades. Dez por cento de nossa população é formada por índios, 47% de nosso território são terras indígenas, então queremos proporcionar desenvolvimento e independência econômica para esses povos.”, afirmou José de Anchieta, que viaja nesta manhã para Caroebe, onde visitará comunidades indígenas da etnia Wai-Wai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho