7 de março de 2011

Igreja lança Campanha da Fraternidade no Encontro das Águas

Campanha da igreja deste ano tem como foco a preservação do meio ambiente.
[ i ] Campanha de 2011 quer motivar a sociedade para reverter o quadro de destruição do meio ambiente. Foto: Raimundo Valentim Campanha de 2011 quer motivar a sociedade para reverter o quadro de destruição do meio ambiente.
Manaus - A Arquidiocese de Manaus escolheu o ‘Encontro das Águas’, fenômeno tombado como patrimônio cultural do Brasil, para fazer o lançamento da Campanha da Fraternidade no Amazonas, que neste ano tem como tema ‘Fraternidade e a Vida no Planeta’ e lema: ‘A criação geme em dores de parto’.
Segundo a arquidiocese, a celebração do  lançamento será  na Quarta-Feira de Cinzas, às 9h, em uma balsa posicionada nos Rios Negro e Solimões, que formam o fenômeno do encontro. “O objetivo da realização da abertura no Encontro das Águas, dos Rios Negro e Solimões, formadores do Rio Amazonas, não é só pela beleza e biodiversidade, mas, principalmente, para mostrar a sociedade o que deve ser preservado e que, no futuro, os nossos descendentes e o povo do Brasil e do mundo possam desfrutá-lo em toda a sua grandiosidade e riqueza”, informou a arquidiocese.
Nesse sentido, segundo a arquidiocese, a campanha de 2011 quer motivar a sociedade para reverter o quadro de destruição do meio ambiente e motivar as pessoas para a prática do cuidado e do respeito para com a criação de Deus, o nosso Planeta.
A  programação inclui o rito inicial e ato penitencial, declamação do texto ‘A Casa da Vida’, leitura sobre a criação, palavra do Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Luiz Soares, recolhimento da água e bênção, devolução de parte da água benta para o Encontro das Águas, entrega do símbolo de compromisso para cada setor da Arquidiocese, e ainda o manifesto do movimento SOS Encontro das Águas. A saída dos participantes será do Porto do São Raimundo, zona oeste de Manaus.
Tombamento
O Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou, em novembro, o Encontro das Águas. Segundo o Iphan, o encontro compreende mais de 10 quilômetros em que é possível observar as águas escuras e transparentes do Rio Negro correndo ao lado das águas turvas e barrentas do Rio Solimões.
A proposta de tombamento aprovada foi baseada no caráter de excepcionalidade do fenômeno e seu alto valor paisagístico, durante reunião do conselho, no Rio de Janeiro.
Campanha
A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. O objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução.
A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Fonte: Jornal D24 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho