21 de fevereiro de 2011

[FENDH] Tempo em Curso Janeiro 2011

 
Com satisfação informo que já se encontra disponível no portal do LAESER (www.laeser.ie.ufrj.br/tempo_em_curso.asp) a primeira edição de 2011 do boletim eletrônico mensal de nosso Laboratório. Neste caso a satisfação é acrescida pelo fato de que com este exemplar o “Tempo em Curso” ingressa em seu terceiro ano ininterrupto de existência.
 
O “Tempo em Curso” é dedicado ao estudo dos indicadores do mercado de trabalho metropolitano brasileiro desagregado pelos grupos de cor ou raça e gênero. A origem dos dados é a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
Os dados comentados nesta edição são os referentes ao mês de novembro de 2010. Ademais, em sua primeira parte, este boletim eletrônico sempre traz um tema de importante conhecimento dentro do campo da questão das assimetrias de cor ou raça e das políticas de promoção da igualdade racial.
 
Como destaque da presente edição pode ser mencionada a inédita pesquisa realizada pelo LAESER sobre a Pesquisa de Informações Básicas Municipais que revelou que no ano de 2009, somente 148 municípios brasileiros, 2,7% do total, contavam com Conselho de Igualdade Racial ou similar. Os demais dados sobre cada unidade da federação poderão ser lidos na própria publicação.
 
Mais uma vez, nós do LAESER, contamos com vosso diálogo, críticas e reflexões.
 
Boa leitura!
 
Marcelo Paixão – Professor do Instituto de Economia da UFRJ; Coordenador do LAESER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho