15 de fevereiro de 2011

Cebrapaz congratula o povo egípcio pela renúncia de Mubarak



13/02/2011                       
O Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela paz) congratula o povo do Egito por sua conduta exemplar ao longo das últimas semanas, cujo esforço resultou na queda do ditador Hosni Mubarak, após 30 anos no poder.

Cidadãos de diversas cidades do Egito disseram “basta!” ao regime ditatorial de Mubarak e decidiram que a autodeterminação de seu povo, por meio da liberdade e da democracia, será conquistada a partir de sua própria luta. Para o Cebrapaz, trata-se de um fato histórico e merecedor do apoio de todos os que são comprometidos com o combate antiimperialista.

No entanto, neste momento de júbilo, é preciso que as entidades e organizações ligadas ao movimento de luta pela paz em todo o planeta se mantenham em alerta, já que desde a última sexta-feira (12), data da renúncia de Mubarak, os Estados Unidos e outras potências imperialistas tentam assumir as rédeas dessa transição. É preciso deixar claro que caberá tão-somente ao povo egípcio fazer suas próprias escolhas a respeito do futuro de seu país, a partir de fundamentos democráticos.

Também merece destaque o fato de que o exemplo dado nas ruas pelo povo do Egito esteja se disseminando por outros países da região, como a Tunísia, a Argélia e o Iêmen, fazendo com que os interesses do imperialismo no Oriente Médio sejam colocados sob risco. Até o momento, a cúpula militar que sucedeu Mubarak não dá sinais de que enfrentará os interesses norte-americanos e israelenses, ao contrário de todo o clamor manifestado nas ruas por milhões de cidadãos.

A transição colocada sob a responsabilidade dos militares não pode servir como estratégia para que os Estados Unidos mantenham sua influência sobre as decisões do Egito. Ao longo dos seis meses desse governo provisório, é preciso que o povo se mostre pronto a reafirmar sua proposta de luta, em nome e em busca da democracia.

O Cebrapaz se manterá atento ao longo desses meses. É preciso que outras entidades e organizações, de países de todo o mundo, permaneçam disseminando o exemplo que vem sendo dado nas ruas de todo o Egito.

Parabéns a cada um dos manifestantes e a cada um dos cidadãos egípcios. O primeiro passo para a democracia foi colocado em prática. Os próximos dependerão de um esforço ainda mais amplo.

São Paulo, 13 de fevereiro de 2011.
Socorro Gomes
Presidente do Cebrapaz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho