8 de dezembro de 2010

PRÊMIO NACIONAL DE DIR. HUMANOS 2010

INICIATIVA DAS RELIGIÕES UNIDAS – URI BRASÍLIA



Brasília, 07 de Dezembro de 2010.

Circular 66/2010



Caros irmãos e irmãs,



A presente é para convidá-los e ao mesmo tempo informá-los que neste próximo dia 13 de dezembro (Segunda), a partir das 10:00 horas, no Palácio do Planalto, estará sendo realizada a solenidade de entrega do 16º “Prêmio Nacional de Direitos Humanos 2010” , evento organizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.



Em suas dezessete categorias, abaixo relacionadas, destacamos a Categoria 9, que trata da Igualdade Racial, compreendendo a atuação na promoção da igualdade e no enfrentamento à discriminação relacionada à raça, a qual premiou para nossa alegria, a Mãe Beata de Yemanjá, uma das mais expressivas sacerdotisas das Matrizes Africanas no Brasil, a quem reverenciamos por todas as suas lutas.



Abaixo a apresentação de Mãe Beata, constante na divulgação do prêmio:



“ Mãe Beata RJ



Mãe Beata de Yemanjá, nome pelo qual é conhecida Beatriz Moreira Costa, nasceu em Salvador, BA, em 20 de janeiro de 1931, radicando-se em Miguel Couto , Nova Iguaçu, RJ. Ialorixá do Ilê Omi oju Aro, casa das Águas dos olhos de Oxossi, localizada no Rio de Janeiro, Mãe Beata, por volta de 1980, transformou-se em umas das mais respeitadas personalidades do candomblé, do Rio de Janeiro. É umas das integrantes do Icapra (Instituto Cultural de Apoio e Pesquisa às Religiões Afros), que tem por objetivo difundir das heranças e tradições dos povos brasileiros de origem africana, centrando-se, especialmente, na transmissão religiosa. Mãe Beata, senhora de 79 anos, atua por Justiça Social, realiza trabalhos com soropositivos e doentes de Aids, sendo também conselheira do MIR (Movimento Inter-Religioso do Rio /URI Rio de Janeiro*), membro do Unipax (que luta pela paz), integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e, há 13 anos, é presidente de honra da ONG Criola. “



(*) – Informação acrescentada.



Assim, diante desta premiação e reconhecimento, conclamamos as lideranças religiosas não só das Matrizes Africanas, para que possam prestigiar a entrega deste prêmio, não só pelo comprometimento de Mãe Beata com o tema do diálogo inter-religioso, mas principalmente pelo grande exemplo de dedicação à causas importantes, bem como por sua imensa contribuição ao fortalecimento, reconhecimento e busca do respeito, para com a cultura, raça e religiosidade de origem africana.



Pedimos a todos que repassem em seus respectivos veículos esta informação, e muito especial aos irmãos das tradições religiosas africanas, paa que tenamos uma presença expressiva no evento.



A premiação e informações completas sobre as organizações e pessoas lembradas neste prêmio 2010, podem ser acessadas no link:



http://portal.mj.gov.br/sedh/16edicao.pdf







Atenciosamente,







URI BRASÍLIA







Abaixo relação das categorias e premiados:



Categoria 1 - Dorothy Stang - Gercino José da Silva Filho

Categoria 2 – Educação em Direitos Humanos - OAB Nacional

Categoria 3 – Mídia e Direitos Humanos - Maria Rita Khel

Categoria 4 – Enfrentamento à Pobreza - ASA - Articulação no Semi-Árido Brasileiro

Categoria 5 – MÃES DE MAIO – Rede de Mães

Categoria 6 – Segurança Pública - Capitão Claudio Duani Martins

Categoria 7 – Enfretamento à Tortura - Pastoral Carcerária Nacional

Categoria 8 – Direito à Memória e à Verdade - Elzita Santos de Santa Cruz Oliveira

Categoria 9 – Igualdade Racial - Mãe Beata de Yemanjá, nome pelo qual é conhecida Beatriz Moreira Costa

Categoria 10 – Rede Feminista de Saúde

Categoria 11 – Garantia dos Direitos da População Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT - Toni Reis – Antonio Luiz Martins dos Reis

Categoria 12 – Santa Quitéria do Maranhão – Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos e da Juventude

Categoria 13 – Erradicação do Trabalho Escravo - José Nery de Azevedo

Categoria 14 – Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescente - Neide Viana Castanha

Categoria 15 - Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa - Laura Maria Mello Machado

Categoria 16 - Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência - Associação dos Paraplégicos de Uberlândia

Categoria 17 - Garantia dos Direitos dos Povos Indígenas - Aty Guasu – movimento político Guarani Kaiowa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho