2 de dezembro de 2010

Congresso Internacional Religião, Sociedade e Estado: 100 Anos de Separação

Para assinalar o centenário da promulgação da Lei da Separação do Estado das Igrejas, publicada a 21 de Abril de 1911, o Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da UCP promove o Congresso Internacional “Religião, Sociedade e Estado: 100 Anos de Separação”, a realizar de 13 a 16 de Abril 2011, em Lisboa.

A iniciativa “pretende analisar o lugar da religião nas sociedades, situando-o no âmbito mais vasto da cultura e do desenvolvimento da coesão social, como factor de modernização e de integração sociais”.
O Congresso partilhará a reflexão de especialistas de diversas áreas científicas sobre a relevância e os contornos da Separação entre os Estados e as Igrejas, isto é, “sobre as modalidades em que se processam as relações e os níveis de autonomia e de interdependência entre a dimensão da organização política das sociedades e as formas de institucionalização do religioso e do controlo do simbólico e das liberdades individuais e sociais”.

Mais informações disponíveis no site do CEHR .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho