8 de novembro de 2010

Semana de Democratização da Comunicação começa nesta quarta


Cuiabá / Várzea Grande, 08/11/2010 - 17:07.
Da Redação
Terão início nesta quarta as atividades da “Semana de Democratização da Comunicação da UFMT”. O momento não poderia ser mais oportuno, já que está em pauta a polêmica dos conselhos de comunicação cocial, assunto que também terá mesa específica no evento. O auditório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFMT (FAeCC) sediará as atividades, nos dias 10 e 11 de novembro. Com o tema “O papel da comunicação da sociedade contemporânea”, a Semana tem o objetivo de ampliar a discussão sobre o direito humano à comunicação. O evento é aberto à toda a sociedade e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link http://coletivojuntossomosfortes.blogspot.com/p/inscricao.html e no Centro Acadêmico de Comunicação Social da UFMT.
A programação contará com mesas de diálogo ao invés de painéis, uma forma encontrada de tornar o debate mais democrático e dar a todas as pessoas a chance de expressar sua opinião. Além disso, estão previstas oficinas, cine-debates e dois saraus. Professores, estudiosos e militantes dos movimentos sociais foram convidados para aprofundar debates acerca dos problemas enfrentados no setor. A iniciativa é nacional, e já foram realizadas semanas como esta em Brasília, na Paraíba e outros estados, a fim de aproveitar o momento em que a discussão está em alta no país, após a I Conferência Nacional de Comunicação, realizada no fim do ano passado.
Apesar de contar com dois dias de programação, o evento tem em seu título ‘semana’ para seguir as iniciativas nacionais. A realização fica por conta do Coletivo Juntos Somos Fortes, formado por estudantes de Comunicação Social da UFMT que é representação da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação (ENECOS) em Mato Grosso. Apóiam o evento o Centro Acadêmico de Comunicação Social da UFMT (CACOS) e a própria universidade, por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev).
“Essa semana é importante porque a comunicação precisa ser discutida, assim como saúde e educação, por exemplo. E eu dou destaque à comunicação porque ela está ligada às outras áreas”, enfatiza Dafne Spolti, membro da organização da Semana e militante pela Democratização da Comunicação. “Com uma comunicação mais democrática, as pessoas terão oportunidade de refletir de fato sobre os problemas sociais e entender que, se organizando, podem ter força para mudar o quadro de desolação que vivemos”, finaliza.
Além das concessões de rádio e televisão, meios de comunicação importantes no país, serão debatidas as questões do audiovisual, publicidade, o tratamento das minorias na mídia, o mercado e a formação profissional, a comunicação popular, alternativa e comunitária, e direitos autorais, além, claro, da mesa sobre os conselhos. Os participantes receberão certificado de 40 horas emitido pela UFMT, além de CD com resumo das palestras e DVD com a filmagem das mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho