19 de novembro de 2010

[FENDH] Convite - Roxana Saberi em Bsb

Jornalista americana vem ao Brasil divulgar livro sobre experiência como prisioneira no Irã

Roxana Saberi participará de debates na Câmara dos Deputados e na UnB

No dia 24 de novembro a jornalista americana Roxana Saberi estará em Brasília para o lançamento de seu livro "Entre Dois Mundos - Minha vida de prisioneira no Irã", em que relata a experiência vivida como prisioneira política acusada de espionagem para os Estados Unidos. A jornalista chega ao Brasil no dia 19, onde cumprirá agenda de debates e entrevistas em São Paulo. Em Brasília participará de uma mesa de debates na Câmara dos Deputados pela manhã, e à tarde, na UnB. No mesmo dia ela segue para o Rio de Janeiro, onde também participará de entrevistas e debates.

Na Câmara, o debate terá início às 10h30 no auditório Freitas Nobre, com o Deputado Luiz Couto (PT/PB) presidindo a mesa e o jornalista Washington Araújo como mediador; também participam a jornalista da Folha de São Paulo Eliane Catanhêde e a cientista política Mary Caetana Aune-Cruz, representante da Comunidade Bahá'í do Brasil. Haverá a oportunidade da participação da audiência, seguida de uma coletiva de imprensa.

Na UnB a mesa de debate terá início às 15h00 no Auditório Joaquim Nabuco (FA/UnB). Além de Roxana, participarão do debate o Sr. Geraldo Mesquita, Senador da República (PMDB/AC), vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal; Mary Caetana Aune-Cruz, bacharel em ciência política pela UnB e representante da Comunidade Bahá'í do Brasil; e a Professora Doutora Marilde Loiola de Menezes, diretora do IPOL/UnB.

Roxana foi presa pelas autoridades iranianas em janeiro de 2009 e somente em 8 de março recebeu a primeira visita de seu advogado na prisão de Evin, Teerã. Em 8 de abril foi condenada a 8 anos de prisão por espionagem. A jornalista, cujo pai é iraniano, estava morando no país desde 2003 trabalhando como correspondente internacional da agência de notícias norte-americana Feature Story News (FSN). Ela também fazia reportagens para organizações como BBC, ABC Radio, National Public Radio (NPR) e Fox News, enquanto escrevia um livro sobre a sociedade iraniana.

Roxana compartilhou cela com Mahvash Sabet e Fariba Kamalabadi, as duas mulheres que compõem o grupo de sete bahá'ís presos (hoje na Prisão de Gohardasht) sob acusações contraditórias e condenados a 10 anos de prisão. As duas mulheres eram conhecidas pelos demais prisioneiros por serem espirituosas e "levantar a moral" dos demais. Foram elas que gentilmente cuidaram de Roxana e lavaram suas roupas durante uma greve de fome que durou duas semanas.

Os Estados Unidos questionaram a legitimidade do sistema judiciário iraniano porque não foi permitida a presença do representante suíço no julgamento de Saberi, uma vez que o país norte-americano não possui relações diplomáticas com o Irã, sendo representado pela Suíça. Após a apelação, a condenação de espionagem foi reduzida para possessão de informação classificada e a pena passou a ser de dois anos de "pena suspensa". Roxana saiu da prisão em maio de 2009 após uma campanha internacional em sua defesa.

Assim como Roxana Saberi, as duas bahá'ís com quem dividiu cela, bem como grupos militantes de direitos humanos no Irã, são presos de consciência - pessoas encarceradas devido à sua convicção política, religiosa, etnia ou orientação sexual; consideradas afrontas pelo governo iraniano, ainda que não tenham usado ou incitado a violência. A Fé Bahá'í, apesar de ser a maior minoria religiosa no Irã, não é reconhecida no país e seus seguidores são constantemente perseguidos. As autoridades iranianas negam.

Desde que foi libertada, Roxana se juntou a outras pessoas para trazer a público a situação dos direitos humanos no Irã, realizando palestras, escrevendo artigos e dando entrevistas. Sobre os bahá'ís ela relata a experiência que teve enquanto estava presa e defende a liberdade de crença religiosa no Irã.


Serviço

Debate e Lançamento do Livro "Entre Dois Mundos"
Local: Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, Explanada dos Ministérios
Data: 24/11/2010
Hora: 10h30
OBS.: Após o debate haverá coletiva de imprensa com a convidada


"Entre Dois Mundos" - debate com a Roxana Saberi
Local: Auditório Joaquim Nabuco (FA/UnB)
Data: 24/11/2010
Hora: 15h

A Comunidade Bahá'í está à disposição para maiores informações!


--
Daniella Hiche
Assessora de Relações Institucionais
Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo
Comunidade Bahá'í do Brasil

Contato:
daniella.hiche@bahai.org.br
55+61+3364 3594
http://sasg.bahai.org.br
http://bahai.org.br
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "FENDH" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para fendh@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para fendh+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/fendh?hl=pt-BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho