4 de novembro de 2010

Embaixadores da CPLP criam núcleo de promoção da cultura de língua portuguesa


Cairo (Do Enviado Especial da Angop) - Embaixadores de paises de língua portuguesa, acreditado no Egipto, reunidos quarta-feira, no Cairo, debateram a criação de um núcleo da CPLP para promoção da cultura e literatura dos respectivos povos na zona árabe.


À proposta da Embaixada de Angola responderam os chefes das missões diplomáticas do Brasil e Portugal, respectivamente Cesário Melabtónio e Aristídes Gonçalves, assim como o ministro conselheiro e encarregado de negócios de Moçambique, José Miguel.

O embaixador Hendrick Vaal Neto salientou, a propósito, que a iniciativa incorpora uma das resoluções da X Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, decorrida em Julho de 2005, em Luanda, que prevê a dinamização do núcleo da zona árabe, no Egipto, destinado a, numa primeira fase, promover e divulgar a cultura e literatura dos paises de língua portuguesa.

Cesário Melantónio, enaltecendo a iniciativa angolana, sublinhou "que, de agora em diante, haverá coordenação de execução de actividades de promoção da língua e da literatura dos nossos países, não só ao nível do Egipto, como em toda a região dos 22 países que falam árabe".

O embaixador português, Aristides Gonçalves, considerou útil a promoção da cultura dos países lusofonos na zona árabe, pois permitirá dinamizar actividades para divulgação dos programas ajuizados no quadro da CPLP.

Já o Ministro Conselheiro e Encarregado de Negócios da Embaixada de Moçambique, José Miguel, afiançou que a iniciativa vai propiciar maior dinâmica da cultura e língua dos "nossos povos e podermos, de hoje em diante, afirmar acções que promovam a nossa identidade cultural, permitindo que mais proximidade com os países da Liga Árabe".

O encontro decidiu a criação de um Grupo Técnico, para trabalhar detalhadamente as propostas dos quatro representantes, particularmente a realização, no primeiro trimestre de 2011, de um encontro de intelectuais da CPLP ligados a promoção da cultura literária.

Neste fórum, que deverá contar com a participação de representantes dos oito membros da CPLP, juntará entidades da cultura literária da região, na perspectiva de maior proximidade e de interação de actividades de identidade cultural entre os países membros da CPLP e da Liga Árabe.

Fonte:  Angola Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho