17 de novembro de 2010

CURSO FÉ NA PREVENÇÃO - SENAD


INICIATIVA DAS RELIGIÕES UNIDAS – URI BRASÍLIA
 
Brasília,   16 de Novembro  de 2010.
 
Circular  60/2010
 
Caros Irmãos e Irmãs,
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Justiça, promove a segunda edição do Curso  "Prevenção do Uso de Drogas em Instituições Religiosas e Movimentos Afins - Fé na Prevenção".
O curso Fé na Prevenção é executado pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e oferecido gratuitamente. Visa a capacitação de lideranças religiosas e de movimentos afins para ampliar o conhecimento técnico sobre drogas, qualificar o acolhimento dos membros da comunidade e mobilizar a rede de serviços disponíveis para a prevenção, o tratamento e a reinserção social de usuários e dependentes, bem como o apoio aos familiares.
A primeira edição deste curso, realizada em 2009, teve a participação de cinco mil lideranças religiosas e de movimentos afins de todo o Brasil, que apresentaram resultados positivos na sua atuação, superando as expectativas.
Consequentemente, essas lideranças reconheceram a qualidade técnica do curso e mobilizaram outros líderes de instituições religiosas e de movimentos afins, o que gerou grande demanda pelo lançamento dessa nova edição do "Fé na Prevenção".
O curso é executado na modalidade de Ensino à Distância (EaD) e oferece cinco mil vagas para lideranças religiosas e de movimentos afins, com duração de três meses e carga horária de 90 (noventa) horas.
Cada aluno irá receber um livro-texto, que será complementado por um vídeo ilustrativo com entrevistas, técnicas e sessões de Intervenção Breve. Todo o conteúdo do curso também é oferecido em mídia eletrônica. O acesso será realizado em um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, incluindo a participação em 3 teleconferências e um sistema contínuo de acompanhamento do aluno por tutores treinados e supervisionados por especialistas das áreas de drogas e de EaD.
Todos os alunos aprovados receberão certificado de extensão universitária, emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UNIFESP, e um conjunto com três tipos de cartilhas e cópias de instrumentos para detecção do uso de álcool e outras drogas por adultos e adolescentes.
A SENAD deseja que cada liderança religiosa ou de movimentos afins possa aproveitar ao máximo este curso, transformando o conhecimento adquirido em ações que otimizem a sua atuação junto à comunidade.
Enquanto URI Brasília, tivemos a oportunidade de colaborar com a SENAD na divulgação desta proposta, em sua primeira edição, a partir do trabalho da URI Campinas, nas pessoas de Salete e Ratcliff, que nos apresentaram  o Pe.  Harold Rahm (Padre Haroldo); uma das maiores referências nacionais no trabalho de prevenção e tratamento de dependentes químicos; decorrendo a realização de audiências com o General Paulo Roberto Yog Uchoa  (Secretário Nacional de Políticas Sobre Drogas) e a Drª Paulina do Carmo Arruda (Diretora de Prevenção e Tratamento).
Deste encontro, a URI Brasília, pode organizar uma série de eventos, além da difusão junto às  redes inter-religiosas, da proposta da primeira edição do Curso Fé e Prevenção, organizando as seguintes atividades:
No 1º Fórum Espiritual Mundial, em Brasília (2006), dentro da programação do I Fórum da Diversidade Religiosa, a realização do Painel "FÓRUM UNIÃO DAS RELIGIÕES NA PREVENÇÃO ÀS DROGAS", com a participação do Padre Haroldo, entre outras representações.
Na 2º Fórum Espiritual, em Fortaleza/CE (2007), a realização na programação principal da Mesa-Redonda: "DROGAS e ALCOOLISMO: AMEAÇAS À CONSTRUÇÃO DA PAZ", também com a participação do Padre Haroldo.
Finalmente na 3º Fórum Espiritual, em Teresina/PI (2008), a realização na programação principal, da Mesa: COMBATE E PREVENÇÃO ÀS DROGAS, com a participação da Drª Carla Dalbosco (Secretária Nacional de Prevenção às Drogas), da SENAD.
Agradecemos o envio das informações por parte da SENAD e de pronto já nos colocamos à disposição para contribuir  com a divulgação do Curso Fé na Prevenção, de pronto já informando que estaremos enviando o release para segmentos religiosos e lideranças em todo o país, e através do site (www.dhdiversidadereligiosa.com.br) publicando o informe.
 
Atenciosamente,
 
Elianildo Nascimento e Iza Marina Vicino
Coordenação URI Brasília
 
Contato:
Elianildo Nascimento
Tel: (61) 9633.8420
Iza Marina
Tel: (61) 9622.2510


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho