17 de novembro de 2010

[CDHM] Prevenção de emergências socioambientais será tema de seminário na Comissão de Direitos Humanos da Câmara

Evento será transmitido ao vivo e internatutas poderão enviar perguntas aos convidados e parlamentares

Brasília(DF) - 17/11/2010
http://www2.camara.gov.br/portal/Camara/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/noticias/prevencao-de-emergencias-socioambientais-sera-tema-de-seminario-na-comissao-de-direitos-humanos-da-camara

Debater medidas de prevenção, atendimento e reparação de prejuízos e direitos violados em consequência de desastres socioambientais. Esse é um dos objetivos do seminário que a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados realizará nesta quinta-feira, a partir de 9h, no plenário 9 do Anexo 2.

O seminário "Emergências Socioambientais e Direitos Humanos: Novos paradigmas da prevenção de desastres" é realizado em parceria com várias entidades da sociedade civil e instituições públicas, integrantes do Grupo de Trabalho sobre Emergências Socioambientais, criado no âmbito da CDHM, em outubro de 2009, após a realização de evento similar ao que ocorre amanhã.

A programação do evento prevê debates tanto no período da manhã quanto à tarde. Representantes de vários órgãos do poder público, incluindo o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e o Ministério Público Federal, estão entre os expositores convidados.

Segundos dados do GT, pelo menos 50 episódios de grandes proporções (inundações, deslizamentos de terra, secas etc), ocorreram na última década no Brasil, atingindo 5,2 milhões de pessoas, com 1.168 mortes e um prejuízo econômico superior a 3,5 bilhões de dólares (cerca de R$ 6 bilhões). Em 2008, o Estado de Santa Catarina foi assolado por uma das maiores catástrofes do País. Em 2009, nas regiões Norte e Nordeste, mais de 300 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas. Em 2010, o Brasil assistiu a mais uma enchente em Pernambuco e Alagoas.

Para a deputada Iriny Lopes (PT-ES), presidente da CDHM, o seminário poderá oferecer uma grande contribuição à elaboração e implementação de medidas preventivas em relação às catástrofes socioambientais.

"A Comissão e o Grupo de Trabalho tem debatido intensamente este tema há mais de um ano. Nesse período ocorreu a 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, além do debate eleitoral, para o qual foi elaborado um documento propositivo produzido pelo GT e apresentado às candidaturas presidenciais, de modo que avançamos bastante nesta discussão e o seminário ocorre nesse contexto de acúmulo positivo. Temos certeza que as medidas a serem adotadas a partir de agora serão bem mais efetivas em relação aos objetivos desejados", avalia a parlamentar.

Participação da sociedade – O seminário será transmitido pela Internet (www.camara.gov.br/cdh – link "Ao Vivo") e durante o evento qualquer pessoa poderá enviar perguntas aos expositores através do e-mail: pergunte@camara.gov.br

As mensagens deverão conter a sigla da comissão (CDHM) no campo "Assunto". Este é um novo mecanismo de participação popular nos debates do Legislativo, que está sendo inaugurado pela Agência Câmara esta semana, nas atividades das comissões de Direitos Humanos e Minorias e Educação e Cultura.

As perguntas serão encaminhadas aos deputados que integram a comissão, para que eles possam redirecioná-las aos convidados durante o evento.

Para os usuários do Twitter, também é possível enviar manifestações através da página da CDHM no serviço: http://twitter.com/cdhcamara

*Com informações da Agência Câmara.

*****

Confira a programação completa do seminário:

Seminário
"Emergências Socioambientais e Direitos Humanos: Novos paradigmas da prevenção de desastres"

Promoção:
- Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados
- GT Emergências Socioambientais

9h: Abertura
- Deputada Iriny Lopes - Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM)
- Miriam Medeiros de Godoy Farah - Coordenadora de Acompanhamento da Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República
- Dra. Gilda Pereira Carvalho - Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF)
- Yvo Lesboupin - Representante da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG)

10h: Painel 1 - Emergências, Meio Ambiente e Direitos Humanos

Moderador: Sr. Victor Jun Arai (Oxfam GB)

1. Mudanças climáticas e seus impactos socioambientais: Ivo Poletto - Assessor e Representante do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social

2. Experiências:
- Associação dos Desabrigados e Atingidos da Região dos Baús/SC (ADARB): Tatiana Reichert
- Enchentes na Mata Sul de Pernambuco: Alexsandra Bezerra da Silva

3. Síntese e levantamento das principais questões: Professora Margareth Alheiros (UFPE)

13h30: Exibição de vídeos

14h: Painel 2 - Políticas de prevenção de desastres

Moderador: José Magalhães de Sousa - Cáritas Brasileira

1. Sistema Nacional de Defesa Civil - desafios para os novos tempos: Ivone Maria Valente (Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional)

2. O papel da participação social no sistema de Defesa Civil:. Wanderley Gomes da Silva (Confederação Nacional das Associações de Moradores-CONAM)

3. Análise crítica sobre o Marco Legal de Defesa Civil no Brasil: Deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), Relatora da Medida Provisória 494/2010, sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC)

16h30: Leitura e aprovação de documento do seminário

17 - Encerramento



*****

Mais informações:
Rogério Tomaz Jr. (Assessor de Comunicação)
Comissão de Direitos Humanos e Minorias – Câmara dos Deputados
Fone: (61) 3216.6578 / 8105.8747 - E-mail: jose.tomaz@camara.gov.br
Site: www.camara.gov.br/cdh
Twitter: http://twitter.com/cdhcamara
Youtube: http://www.youtube.com/cdhcamara
Flickr: http://www.flickr.com/cdhcamara
Facebook: http://www.facebook.com/cdhcamara

--
- Você recebeu esta mensagem da lista da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.
- Caso deseje sair da lista, apenas responda esta mensagem com "REMOVER" no campo "Assunto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho