30 de novembro de 2010

[CDHM] ((Nesta quinta)) Documentário premiado sobre cotas raciais será exibido na Comissão de Direitos Humanos da Câmara


Produção de TV Câmara foi vencedora do prêmio Vladimir Herzog 2010

Brasília(DF), 29/11/2010
http://www2.camara.gov.br/portal/Camara/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/noticias/documentario-premiado-sobre-cotas-raciais-sera-exibido-na-comissao-de-direitos-humanos-da-camara

Tema polêmico em todos os espaços onde é debatido, a introdução do critério de cotas raciais para ingresso nas universidades é o foco do documentário "Raça Humana", produzido pela TV Câmara e vencedor do prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos, edição 2010.

Com o intuito de celebrar o mês da Consciência Negra (novembro), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, em parceria com o Coletivo Negro da Universidade de Brasília (UnB), fará uma sessão especial de exibição do "Raça Humana", seguida de debate entre parlamentares, convidados e público presente.

O evento ocorrerá na próxima quinta-feira (2), a partir de 9h, no plenário 9 do Anexo 2 da Câmara.

A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), vice-presidente da CDHM, enfatizou a importância do tema e a necessidade de ampliação do debate sobre o mesmo.

"As cotas são uma medida de ação afirmativa necessárias para combater as desigualdades e exclusão histórica das comunidades negra e indígena. A democratização do acesso ao ensino superior abre as portas para a realização profissional. Trata-se de uma contribuição da universidade para a sociedade muito mais significativa do que a qualificação técnica em si, pois também possui uma dimensão cultural que promove a cidadania e fortalece a nossa democracia. Daí que a produção de obras como o documentário da TV Câmara é fundamental para a ampliação do debate ao conjunto da população", defende a parlamentar.

O vídeo reúne 40 minutos de debates sobre a adoção das cotas raciais nas universidades brasileiras. Durante três meses, a equipe coordenada por Dulce Queiroz, do Núcleo de Documentários da TV Câmara, acompanhou a rotina da Universidade de Brasília e entrevistou alunos cotistas e não-cotistas, professores, movimentos organizados, partidos políticos e representantes da UnB.

Confira a programação da atividade, que também poderá ser acompanhada através da Internet (www.camara.gov.br/cdh – link "Assista ao vivo"):

9h - Abertura
- Dep. Iriny Lopes (PT-ES) - presidente da CDHM
- representante da TV Câmara
- representante do Coletivo Negro da UnB

9h15 - exibição do vídeo "Raça Humana"

10h - debate
- dep. Janete Rocha Pietá (PT-SP): moderadora
- dep. Luiz Alberto (PT-BA)
- Jacira Silva (jornalista e dirigente do Movimento Negro Unificado/MNU)
- representante da TV Câmara

Siga a CDHM no Twitter: http://twitter.com/cdhcamara

*****

Mais informações:
Rogério Tomaz Jr. (Assessor de Comunicação)
Comissão de Direitos Humanos e Minorias – Câmara dos Deputados
Fone: (61) 3216.6578 / 8105.8747 - E-mail: jose.tomaz@camara.gov.br
Site: www.camara.gov.br/cdh
Twitter: http://twitter.com/cdhcamara
Youtube: http://www.youtube.com/cdhcamara
Flickr: http://www.flickr.com/cdhcamara
Facebook: http://www.facebook.com/cdhcamara

--
- Você recebeu esta mensagem da lista da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.
- Caso deseje sair da lista, apenas responda esta mensagem com "REMOVER" no campo "Assunto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho