30 de novembro de 2010

5ª Mostra “Cinema e Direitos Humanos na América do Sul” é aberta ao público


29 de novembro de 2010
Com informações da assessoria

MANAUS- A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Departamento Estadual de Direitos Humanos (DEDH) da Sejus, abrem, na segunda-feira, dia 29, a 5ª Edição da Mostra “Cinema e Direitos Humanos na América do Sul”. A Mostra já percorreu várias cidades do Brasil.

Até o dia 5 de dezembro, serão exibidos 41 filmes, representando dez países da América Latina. Filmes que foram selecionados para cumprir o propósito de difundir os mais variados Direitos Humanos a um público amplo.

Dentre os temas selecionados, serão abordados os seguintes: direito à vida e à integridade física, a um meio ambiente saudável, direitos da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros), das populações afrodescendentes, tradicionais e indígenas, das pessoas com deficiência, das pessoas idosas, da população carcerária, entre outros.

O objetivo é chamar o espectador à reflexão diante de problemas como a discriminação, a fome, a desassistência e as barreiras sociais e religiosas enfrentadas no continente, para, assim, estimular uma consciência crítica a respeito da própria realidade e das situações que o cercam.

Segundo Michelle Custódio, diretora do DEDH, o grande diferencial da Mostra desse ano é a estrutura especial erguida para oferecer acessibilidade a pessoas com deficiência visual, incluindo sessões com audiodescrição. Além disso, diferente das demais capitais, os filmes também serão exibidos no interior do Estado, por meio do Centro de Mídias da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), projeto do Governo do Estado que leva educação para os municípios e áreas de difícil acesso no interior.

A programação inclui documentários e obras de ficção, tendo, entre os destaques, Abutres, novo trabalho do consagrado diretor argentino Pablo Trapero, e obras premiadas dos cineastas Patricio Guzmán (A Batalha do Chile II – O Golpe de Estado), Juan José Campanella (O Filho da Noiva) e Cao Hamburger (O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias). A Mostra será sediada no Centro Cultural Palácio da Justiça (Av. Eduardo Ribeiro, nº 833 – Centro). Os filmes serão exibidos em quatro horários distintos, com entrada franca.

O evento é uma realização do Governo Federal, com a produção da Cinemateca Brasileira, patrocínio da Petrobrás, em parceria com a Sejus, e o apoio do Sesc-SP, da TV Brasil, do Ministério das Relações Exteriores, Seduc, Sec, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e outras instituições governamentais e não-governamentais.

Quer saber mais notícias? Siga o Portal Amazônia pelo twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato de telefone, email, movimento ou instituição que participa para melhorarmos nossa rede pela cultura da paz.

Vermelho